Arquivo da categoria: MANGUALDE

ESPETÁCULO MUSICAL: ORQUESTRA POEMa

ESPETÁCULO MUSICAL:

ORQUESTRA POEMa

10 DE SETEMBRO, 21H30, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES 

No próximo dia 10 de setembro, quinta-feira, a Orquestra POEMa levará à Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves um espetáculo que refletirá o resultado do 1º Estágio da Banda Sinfónica – POEMa. O concerto, de entrada gratuita, acontece pelas 21h30 e é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde e do Conservatório de Música de Viseu, tendo o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde e da Fundação Lapa do Lobo.

As obras musicais apresentadas serão: Second Suite in F – Gustav Holst; Dutch Masters Suite – Johan de Meij; Candide Suite – Leonard Bernstein; e Sang! – Dana Wilson. A direção musical estará a cargo do Maestro Tiago Correia.

O 1º Estágio de Banda Sinfónica POEMa foi destinado a instrumentistas de sopro, corda (violoncelo e contrabaixo) e percussão, e decorreu de 7 a 12 de setembro. Foi uma organização da Orquestra POEMa (Projecto Orquestra Estúdio de Mangualde), uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu que teve a sua estreia em 2013.

EXECUTIVO MANGUALDENSE APROVA PROTOCOLO COM PSA PEUGEOT CITROËN E IP – INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL PARA: CONSTRUÇÃO DE ROTUNDA NO NÓ DE S. COSMADO

EXECUTIVO MANGUALDENSE APROVA PROTOCOLO COM

PSA PEUGEOT CITROËN E IP – INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL PARA:

CONSTRUÇÃO DE ROTUNDA NO NÓ DE S. COSMADO

Na prossecução de garantir melhores condições de acessibilidades e segurança na rede viária, o executivo mangualdense aprovou, na última sessão de câmara, o protocolo de colaboração entre a PSA Peugeot Citroën e a IP – Infraestruturas de Portugal para a construção de uma rotunda no nó de São Cosmado no cruzamento entre a EN 234 e a EN16.

Tornar-se assinante para continuar a ler…

«O TESOURO MAIS PRECIOSO… A Bíblia na vida de um viajante português do século XVII»

 

Mangualde acolhe exposição:

«O TESOURO MAIS PRECIOSO… A Bíblia na vida

de um viajante português do século XVII»

19 de setembro, a partir das 10h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Mangualde acolhe, no dia 19 de setembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, uma exposição sobre a Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida (1628-1691), intitulada ‘O Tesouro mais precioso…A Bíblia na Vida de um Viajante Português do Século XVII’. A abertura será pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, e representa uma vez mais a aposta da Câmara Municipal na cultura. A entrada é livre.

João Ferreira de Almeida (1628-1691)

João Ferreira de Almeida nasceu em 1628, em Torre de Tavares, concelho de Mangualde.

Filho de pais católicos, mudou-se para a Holanda, passando a residir com um tio e onde aprendeu o latim e se iniciou no estudo das normas da Igreja Católica. Recebeu a sua educação teológica na Holanda, empreendeu a primeira tradução do Novo Testamento para a língua portuguesa, a partir do original grego. Em 1670 a tradução estava concluída e onze anos depois foi publicada. João Ferreira de Almeida faleceu antes de completar a tradução de todo o Antigo Testamento do original hebraico. No entanto traduziu-o, de Génesis a Ezequiel, enquanto estava em Java (Indonésia). Em 1819 foi publicada a primeira edição da Bíblia em Português, de Génesis a Apocalipse, traduzida por João Ferreira de Almeida, sendo as versões revistas e atualizadas, posteriormente, as quais continuam a ser utilizadas pelos cristãos evangélicos de língua portuguesa.

João Ferreira de Almeida teve o grande mérito de passar toda a vida debruçado sobre a Bíblia e só a morte o afastou dessa notável missão. A tradução da Bíblia para português assume-se como um marco na história da imprensa em português, dada a multiplicidade de edições de então até ao presente.

 

Candidatos a deputados da coligação “Portugal à Frente

Roteiro de campanha, referente ao dia 3 de Setembro em Mangualde.

Este roteiro conta com a presença dos candidatos a deputados da coligação “Portugal à Frente”, pelo círculo de Viseu. Confirmamos também a presença do nosso cabeça de lista e Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.

Programa:

10:30 – Visita à Empresa Systeel

11:45 – Visita à Empresa CBI

13:00 – Almoço

14:30 – Visita ao Centro Social da Cunha Baixa

16:30 – Visita à Empresa Granitos Pimentel e Tavares

17:30 – Reunião com a Direção da Associação Empresarial de Mangualde

18:30 – Reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde