Arquivo diário: 2 de Janeiro de 2015

EDITORIAL Nº 653 – 1/1/2015

SR

Caro Leitor,

Estamos no início do ano e com ele partimos para mais uma etapa da nossa vida. É costume dizer-se que ano novo é vida nova, como lemos nas inúmeras mensagens trocadas nestes últimos dias do ano. Mas para ter uma nova vida, temos primeiro de partir do pressuposto que é necessário mudar muita coisa, a começar logo pela nossa mentalidade. Ora como tudo que vale a pena, esta tarefa não é fácil, dado que os vícios são mais que muitos e a vontade é sempre pouca.
Então vejamos: como se pode mudar quando se está rodeado de tudo quanto é velho e a vontade também é velha? Ano novo e vida nova só terá sentido para quem não está preso ao passado e consegue ter a mente suficientemente aberta para fazer as alterações necessárias e cortar com os maus hábitos. Caso contrário será sempre um esforço inglório de alguém de fato novo em pano velho.
Ouvi em tempos uma história deste alguém. Um homem almejava ser Santo e a certa altura da sua vida decidiu ir viver para o alto de uma montanha para se purificar e não cometer mais actos de impureza. E por lá se manteve um ano, o tempo que entendeu ser necessário para se curar dos males que a sociedade lhe cultivou. Terminado este retiro, disse cheio de coragem: “Já chega. O meu esforço garante-me que agora consigo viver em comunidade sem cair nas armadilhas do passado”. Resolveu então descer a montanha, convicto que estava curado dos males do mundo. No entanto, assim que se volta à cidade e no momento em que torpeça numa pedra vocifera de imediato. Instantaneamente, apercebe-se da sua atitude grosseira e conclui que o retiro de nada valeu, pois a mentalidade do passado continuava a ditar o seu comportamento. Temos então de estar conscientes dos parâmetros que definem a nossa mentalidade, para poder fazer mudanças significativas e duradouras na nossa atitude.

Abraço amigo

SANFONINAS

dr. jose

As pradarias marinhas
Aprendemos na escola que há na água do mar o plâncton, miríades de minúsculos seres vivos que alimentam os peixes e toda uma riqueza animal que tem no oceano o seu habitat. E é quando nos mostram imagens desse mundo que sentimos quanto ele detém, para todos, uma importância fundamental!...
Tornar-se assinante para continuar a ler...

CONSULTÓRIO

dr. raul

Sinusite
O nariz tem por função filtrar, aquecer e humidificar o ar que respiramos antes de este entrar nos pulmões. A mucosa e os pêlos da cavidade nasal filtram as poeiras, os pólenes, as bactérias e os vírus que entram no nariz fazendo com que fiquem agarrados às secreções nasais, que possuem um alto grau de adesividade. Tornar-se assinante para continuar a ler...

“CONSULTA DA BONECA”

Centro de Saúde, Amigo das Crianças
Realizou-se, no Centro de Saúde de Mangualde, nos dias 9 e 11 de Dezembro a “Consulta da Boneca”, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Mangualde, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, com a colaboração da Dra. Patrícia, das enfermeiras Madalena Fátima, Sónia Amaral e duas estagiárias onde puderam participar as crianças finalistas (sala dos 5 anos) da Obra Social Beatriz Pais e do Complexo Paroquial de Mangualde.
Tornar-se assinante para continuar a ler...