Arquivo diário: 3 de Março de 2015

EDITORIAL Nº 657 – 1/03/2015

SR

Caro leitor,

A Grécia: o bom aluno, o mau aluno e o berço da democracia.
No século passado o bom aluno dispensava de exame de 4ª classe. A autonomia da figura do professor naquele tempo concedia-lhe autoridade suficiente para tomar essa decisão, caso assim o entendesse. Foi o caso da minha mãe, que com muito orgulho guardou esta recompensa para a vida.
Depois do 25 de Abril tudo se alterou também neste prisma. Enquanto que antes, a balança pendia, desequilibrada, a favor do professor, passou então a pender a favor do aluno. O aluno agora reclama e exige, os pais também o fazem sem assumirem a quota parte, baixam-se padrões consoante as capacidades, há sanções para os professores e até se passam diplomas ao domingo. Com todas estas facilidades, de quando em quando o aluno até acredita que tem o poderio e que não precisa de aprender, mas de ensinar. Chega a ter tudo na mão sem se aperceber do que tem e outros não têm. Chega a acreditar às vezes que não é precisa a humildade, quando se têm outros meios.
Temos a Grécia que, antigo mau aluno, exige agora tudo de joelhos e mãos postas. Parece que a prepotência ainda governa. Sinal que os tempos mudam, mas vontades sempre imperam. Neste domingo, dia 22 de fevereiro, os mangualdenses acordaram com uns panos brancos em todo o concelho com o motto “Acorda Mangualde”. Agora digo, como muitos: Acorda Europa.
O tempo de Hitler, que não é assim tão distante, demarcou-se pela tentativa de postrar toda a humanidade. Amostras de atitudes similares não são tão raras quanto se gosta de acreditar... Precisam de se definir limiares inferiores de tolerância.
Governar é sinónimo de responsabilidade, seja no governo, em casa ou em qualquer outro meio. Em Portugal tivemos de pedir ajuda externa por três vezes.
Vamos ver o que espera gregos e troianos daqui para a frente, mas sabemos que a estabilidade e sobrevivência da União resta neles, pelo que a Alemanha não hesitará em fechar os olhos. Assim se supõe.

Abraço amigo,

CONSULTÓRIO

dr. raul

Que leite escolher?
Antigamente apenas podíamos escolher três tipos de leite: o gordo, o meio gordo e o magro. Agora, para além destes três tipos de leite, a oferta alargou-se aos leites enriquecidos em vitaminas, em minerais, em proteínas, em fibras, ao leite pobre em lactose e aos “leites” de origem vegetal, como o “leite” de soja, de arroz ou de aveia…
Tornar-se assinante para continuar a ler...

SQUASH

657
Realizou-se no dia 21 Fevereiro o Torneio Carnaval 2015, 3ª prova do Circuito Hotel Sra. do Castelo 14/15 prova organizada pelo Let&Stroke – Secção de Squash da Casa do Povo de Mangualde.
Em 1º lugar e antes dos resultados, destacar uma grande novidade, a partir desta prova o Circuito Mangualdense passa a estar homologado pela Federação Nacional de Squash e todas as suas provas passam também a contar pontos para o ranking nacional português.
Tornar-se assinante para continuar a ler...

CPACOMVIDA REALIZA O “ I DÃOBIKEDAY BTT/TRAIL” EM ALCAFACHE

657
Domingo gordo de Carnaval dia 15 de Fevereiro, numa manhã nublada de morrinha pachorrenta, onde o sol espreitou “de quando em quando”, desenrolou-se um evento único, com organização a cargo da CPACOMVIDA “Casa Do Povo de Alcafache” acolheu cerca de 300 atletas que rumaram até a Freguesia de Alcafache para participar no, I DÃO BIKE DAY BTT/TRAIL.
Tornar-se assinante para continuar a ler...