Arquivo diário: 21 de Setembro de 2015

COMEMORAÇÃO DE S. MATEUS PADROEIRO DA EX GUARDA FISCAL

guarda fiscal1

guarda fiscal 2

 

gf3

Dia de S . Mateus padroeiro da Ex Guarda Fiscal.

Um pouco por todo o país, neste dia - 21 de setembro, os ex guardas fiscais reúnem-se para reviver memórias e festejar o dia do seu Patrono - S. Mateus.

No almoço comemorativo de Vilar Formoso, e porque também ele ali foi guarda fiscal, marca habitual presença o diretor do Renascimento, Sr. Serafim Ferreira Gomes Tavares.

I RALLYE DE MANGUALDE

 

26 DE SETEMBRO, NA ZONA MAIS ALTA DO CONCELHO

I RALLYE DE MANGUALDE

    NO INÍCIO E TÉRMINO DA PROVA REALIZAR-SE-Á UMA SUPER ESPECIAL NO CENTRO DA CIDADE

Documentação e mapa em anexo

A Câmara Municipal de Mangualde, juntamente com o Clube Automóvel da Marinha Grande, trazem o rallye de volta a Mangualde, na expetativa de fazer desta primeira edição uma tradição da cidade. A prova conta ainda com a colaboração do Clube Dá Gás e o apoio da ARC Sport. O evento, realiza-se no próximo sábado, 26 de setembro, insere-se no Master Ralis Sprint Centro e espera ter cerca de 30 carros e centenas de pessoas que, passados quase 30 anos, têm novamente a oportunidade de assistir ao rallye que percorrerá a zona mais alta do concelho. A prova terá início em Mangualde pelas 13h00, com a primeira passagem na Super Especial na cidade.

Com o cronómetro a trabalhar, à medida que a adrenalina aumenta naqueles que anseiam chegar à meta e mostrar que Mangualde já merecia ter o rallye de volta, serão efetuadas três passagens no espetacular troço de Chás de Tavares. No término da prova realizar-se-á a segunda passagem na super especial, de cerca de 1 km, a acontecer bem no coração de Mangualde pelas 17h.

A iniciativa preenche assim uma lacuna na história de Mangualde, da qual a Câmara Municipal se orgulha em contribuir.

VINDIMAS 2015

vinho2

vinho1

As vindimas deste ano estão a ultrapassar todas as previsões.

O tempo que se fez sentir em tudo ajudou e a colheita têm-se revelado muito proveitosa.

As videiras estão completamente carregadas e os lagares ficam cheios, quase a transbordar.

Os recipientes para armazenamento vão enchendo e a colheita está no seu melhor, quer na quantidade, quer no grau.

 

CERIMÓNIA DE INICIO DO NOVO ANO LETIVO

escola1

escola2

escola3

escola4

escola5

Teve lugar na tarde do passado dia 18, a cerimónia de inicio do ano letivo 2015/2016.

A tarde começou com a receção aos alunos pelos diretores de turma, pelas 14H00, seguindo-se depois a cerimónia de inicio do ano letivo no pavilhão municipal, com a presença da Delegada de Educação Cristina Oliveira.

Nesta cerimónia foram ainda distinguidos os melhores alunos do ano letivo 2014/2015 e homenageada a Profª Nazaré Beja, em representação de todos os professores que têm passado pelas escolas de Mangualde.

A cerimónia foi animada pelo Grupo de Musica  "+ Música" e pelo grupo de Ginástica das Escolas de Mangualde.

Karaté

joa venancio

 

Decorreu, ontem, dia 19 de Setembro, o 1º de 5 Torneios da Liga Olímpica de Karaté, em Alcabideche, organizado pela Federação Nacional de Karaté. Do Centro Bujutsu de Mangualde participou a atleta Joana Venâncio que após 3 combates conseguiu alcançar o 3º lugar no escalão de kumite (-63 kg). Parabéns à atleta que iniciou a nova época desportiva alcançando um lugar de pódio.

Ainda no fim de semana, decorreu no Lumirar, durante o dia 19 e 20 de Setembro a última ação do primeiro Curso de Treinador de Grau II (do novo modelo formativo do Instituto de Desporto) da Federação Nacional de Karaté de Portugal, onde marcou presença o Sensei Pedro Veloso do Centro Bujutsu de Mangualde.

Um fim de semana preenchido para o Centro Bujutsu de Mangualde tanto a nível competitivo como formativo

NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO

FOTO1

FOTO2

 

Nesta romaria a tradição ainda é o que era.

Há mais de 30 anos que esta família, à imagem de tantas outras, se reúne neste dia no monte da Srª do Bom Sucesso em Chãs de Tavares, para comer as tradicionais febras e passar o dia e família num verdadeiro e salutar convívio.

Além do tradicional convivio que as familias promovem, o ponto alto desta romaria é também a missa campal e a procissão.

procissão1

procissao2

procissao3

procissão4

procissão5

procissão6

procissão7

procissão9

procissão10

procissão11

procissão12

procissao13

procissao14

PARA ASSINALAR DIA INTERNACIONAL DO IDOSO 1 DE OUTUBRO, 14h00, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

MANGUALDE PROMOVE TARDE DE CONVÍVIO

No próximo dia 1 de outubro, Mangualde celebra mais uma vez o Dia Internacional do Idoso com a realização de uma tarde de convívio e animação na Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves. A iniciativa arranca pelas 14h00.

Dirigida a todos os seniores do concelho, esta iniciativa decorre da implementação do Plano de Ação da Rede Social de Mangualde no âmbito do Eixo de Intervenção “Capacitar para o Envelhecimento Ativo” e consiste numa tarde de animação e ateliers diversificados, onde os seniores mangualdenses se poderão divertir e passar um dia diferente. A entrada é livre mas a inscrição obrigatória até 25 de setembro para margarida.chaves@cmmangualde.pt ou 232 619 880. 

O Dia Internacional do Idoso foi instituído a 1 de Outubro de 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proclamação deste dia tinha como objetivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecimento de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, económicos, cultural e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no próximo século.

CONFERÊNCIA ‘POLÍTICA DE CIDADES’ 23 DE SETEMBRO, 21H00, BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE DR. ALEXANDRE ALVES

 

A Câmara Municipal de Mangualde promove, no próximo dia 23 de setembro, a conferência “Política de Cidades” no âmbito do Programa Operacional Centro 2020. A iniciativa realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves, às 21h00, e é dirigida a toda a sociedade civil. A entrada é livre.

 

A abertura estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, José Morgado. De seguida Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões e José Paulo Queirós, JPQ -Consultores, apresentarão o ‘Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Viseu Dão Lafões 2020’ e o arquiteto José António Lopes, falará sobre o ‘PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde’. A sessão contará com um período destinado ao esclarecimento de questões, colocadas pelos presente.

O encerramento da conferência contará com a intervenção da Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa.