Arquivo diário: 28 de Setembro de 2015

“Evina Limpa Chaminés e Outras Histórias de Amor” SOBE AO PALCO EM MANGUALDE 1 DE OUTUBRO, 14h00, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

O espetáculo “Evina Limpa Chaminés e Outras Histórias de Amor” vai subir ao palco em Mangualde no próximo dia 1 de outubro. Integrado nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, este espetáculo pode ser visto na Biblioteca Municipal de Mangualde, a partir das 14h00, e destina-se aos seniores mangualdenses.

Trata-se de espetáculo de contador de histórias para adultos com uma forte componente de música ao vivo criado e interpretado por dois artistas profissionais Graeme Pulleyn (actor) e Carlos Clara Gomes (músico). São três histórias num momento de muita descontração. As histórias são interpretadas de uma forma teatral e dinâmica com apontamentos musicais e intercaladas com canções de amor de Portugal e do mundo, num espetáculo que no seu conjunto abrange a comédia, a tragédia, a poesia e a fantasia.

“Evina Limpa Chaminês” conta a história de uma jovem camponesa que tem uma voz encantada e que abandona a sua terra natal e o amor da sua vida para cantar nas grandes casas de opera do mundo, esquecendo-se de tudo que eram as suas raízes. Mas quando os anos começam a pesar e a voz começa a falhar, Evina acaba por voltar para a pequena casa a beira do lago onde nasceu e cresceu e descobre que Vermund, o amor da sua juventude ainda espera por ela.

“Os Dois Viuvos” é a divertida história do viuvo Slaerka e da viuva Laada, que tem têm um ódio tão grande um ao outro que não se conseguem ver, quanto mais falar. Vivem, ele na colina de cá, ela na colina de lá e não há dia que passe sem se zangarem um com o outro. Até que um dia a filha de Slaerka, se apaixona pelo filho da Laada e contra todas as expectativas os dois velhos começam a preparar as bodas com o maior entusiasmo. Só depois do desastroso casamento é que tudo se torna mais claro e termina a narrativa com um duplo final feliz.

 

“A Ilha dos Corvos” é um conto de amor, cheio de fantasia, de poesia  e de mistério. Uma jovem de uma beleza extraordinária vivia sozinha com a sua velha mãe numa terra de pescadores de bacalhau à beira mar. A frente da pequena aldeia havia um ilhéu chamado a Ilha dos Corvos, onde ninguém conseguia chegar devido as fortes correntes e o turbilhão do mar. Muitos jovens pescadores quiseram casar com ela, mas a todos ela dizia: “Caso contigo se me trouxeres o anel que está enterrado no topo da Ilha dos Corvos”. Muitos desistiram, outros ainda tentaram, mas falharam, até que um dia chegou à aquela terra um jovem vindo do sul.

TARDE DE CONVÍVIO PARA ASSINALAR DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Mangualde celebra mais uma vez o Dia Internacional do Idoso com a realização de uma tarde de convívio e animação na Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves. A iniciativa arranca pelas 14h00. Dirigida a todos os seniores do concelho, esta iniciativa decorre da implementação do Plano de Ação da Rede Social de Mangualde no âmbito do Eixo de Intervenção “Capacitar para o Envelhecimento Ativo” e consiste numa tarde de animação e ateliers diversificados, onde os seniores mangualdenses se poderão divertir e passar um dia diferente. A entrada é livre mas a inscrição obrigatória até 25 de setembro para margarida.chaves@cmmangualde.pt ou 232 619 880. 

O Dia Internacional do Idoso foi instituído a 1 de Outubro de 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proclamação deste dia tinha como objetivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecimento de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, económicos, cultural e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no próximo século.

GNR

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do último fim-de-semana (26 e 27 de setembro), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 129 condutores, tendo sido detidos 2 condutores por condução sob o efeito de álcool e elaborados 34 autos de contraordenação, destacando-se 15 excessos de velocidade, 6 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 1 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 1  por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 1 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

I RALLYE DE MANGUALDE

Percurso de Chãs de Tavares onde se efetuaram 3 passagens, marcado por incêndio que deflagrou quando proprietários de um terreno procediam à limpeza do mesmo com maquina de cortar mato. De salientar que antes deste incêndio, também numa outra zona do percurso havia iniciado uma outra ignição. As provas tiveram que ser suspensas enquanto bombeiros e meios aéreos procediam à extinção do incêndio.

Das 9 viaturas iniciais, em Chãs de Tavares apenas finalizaram a prova 5 viaturas.

ralie1

ralie2

ralie3

ralie5

rali9

rali6

ralie7

ralie8

ralie9

ralie10

GNR

DETENÇÃO POR INCÊNDIO FLORESTAL

Elementos do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Mangualde detiveram em flagrante delito, um homem de 22 anos idade, por ser autor de incêndio florestal que deflagrou na localidade de Chãs de Tavares, concelho de Mangualde, no dia 26 de setembro.

O incêndio foi provocado, de forma negligente, com origem em trabalhos florestais que estavam a ser realizados, foram consumidos cerca de 0,35 hectares de área florestal e agrícola, e não fosse a pronta intervenção dos meios de combate, teria ardido uma grande mancha florestal.

O detido, após ter sido sujeito às medidas processuais penais, foi restituído à liberdade e notificado para comparecer em tribunal no dia 28 de setembro.

Desde o início do ano, no distrito de Viseu, foram detidas 14 pessoas de um total 137 pessoas identificadas como autores de incêndios de forma dolosa e negligente.

DETENÇÃO POR POSSO DE ARMAS

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Lamego, no concelho de Lamego,  detiveram um indivíduo de 43 anos de idade, residente em Lamego, pelo crime de posse de armas e munições ilegais.

O indivíduo foi identificado na sequência de uma investigação, que culminou numa busca à sua residência, onde se apreendeu, uma espingarda caçadeira, trinta e seis munições de vários calibres e uma arma branca.

O detido depois de sujeito as medidas processuais penais, foi libertado e notificado para comparecer no próximo dia 28 de setembro, no Serviço de Ministério Público do Tribunal de Instância Local de Lamego