Arquivo diário: 5 de Outubro de 2015

GNR

Operação Veículos Pesados

“Tispol – Truck and Bus Operation”

A Guarda Nacional Republicana intensifica, entre o dia de hoje e o dia 11 de outubro, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Durante o período da operação, militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal, vão levar a cabo ações de fiscalização com especial incidência para:

  • O controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação);
  • A verificação do acondicionamento e transporte de carga e das condições técnicas dos veículos;
  • O controlo da condução sob efeito do álcool;
  • A verificação do uso do cinto de segurança e dos sistemas de retenção;
  • A deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.

Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

GNR

Operação “Baco” – Controlo de Álcool e Drogas - Resultados

A Guarda Nacional Republicana intensificou, nos dias 3 e 4 de outubro, a fiscalização da condução sob influência de álcool e de drogas.
Durante a operação, as ações de fiscalização foram direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

Nos dois dias da operação, foram submetidos ao teste de alcoolemia uma média de 162 condutores por hora, perfazendo um total de 7 763 condutores, dos quais:

  • 440 (média de 9 por hora) conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, destacando-se:

Distrito

Excessos

Lisboa

76

Porto

48

Braga

46

  • 162 (média de 3 por hora)  foram detidos por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro), correspondendo assim a 36,8% do total de condutores com  TAS superior ao permitido por lei, destacando-se:

Distrito

Detidos

Lisboa

30

Aveiro

21

Leiria

20

GNR

DETENÇÃO POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES E POSSE ILEGAL DE ARMA

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Lamego, no dia 04 de outubro de 2015, no concelho de Tarouca, detiveram um cidadão de 22 anos de idade, residente em Guimarães, por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma.

Foi efectuada 1 busca a veículo que culminou na apreensão de 10 doses de haxixe, 28 doses de liamba, 1 balança de precisão, vários utensílios relacionados com o doseamento e embalamento do produto estupefaciente e 1 bastão extensível.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal de instância Local de Lamego, no dia de hoje.

GNR

DETENÇÃO POR CAÇA ILEGAL

O efetivo do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Viseu, em Almofala – Castro Daire, no âmbito de uma acção de fiscalização de caça nocturna, deteve em flagrante delito, um cidadão de 65 anos de idade, residente naquela localidade pelo crime de caça ilegal.

O arguido é suspeito da prática de caça ao javali, por processo de espera, com uso de arma de caça ilegal, municiada com cartuchos de zagalote e com recurso a uma lanterna táctica acoplada.

Da busca domiciliária realizada foi ainda apreendida 1 arma de alarme e 12 munições, totalizando assim a apreensão de 2 armas e 30 munições de vários calibres.

O arguido foi detido e libertado, tendo sido notificado para comparecer no dia 5 de outubro, no Tribunal Judicial da Comarca de Viseu

DETENÇÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS

 

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santa Comba Dão detiveram um individuo do sexo masculino, com 60 anos de idade por posse ilegal de armas.

A detenção ocorreu na sequência de várias diligências de investigação, que culminaram com a realização de uma busca domiciliária na localidade de Repeses - Viseu, uma busca, numa oficina de automóveis em Vila Chã de Sá – Viseu e numa viatura.

No âmbito das referidas buscas foi apreendida uma caçadeira, duas pistolas, dois punhais, uma faca de abertura automática, um carregador, cartuchos e várias munições de calibre 6,35mm.

O detido foi constituído arguido e restituído à liberdade com a aplicação da medida de coacção de Termo de Identidade e Residência