Arquivo diário: 7 de Outubro de 2015

GNR

Operação “Peregrinação Segura”

No âmbito das celebrações do 98.º Aniversário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, de 08 a 13 de outubro, o patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e respetivo Santuário, com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e nas celebrações religiosas deste evento de cariz religioso.

Nesse sentido, importa identificar comportamentos a ter por parte dos peregrinos e dos condutores de veículos automóveis que partilham as vias rodoviárias usadas por estes:

Para os peregrinos:

  • Andar em fila indiana;
  • Sinalizar o início e fim dos grupos;
  • Não andar na estrada, mas sim na berma;
  • Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;
  • Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;
  • Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores;
  • Se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada;
  • Não usar auscultadores de rádio;
  • Não andar sozinho(a) durante a noite;
  • Tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.

Para os condutores:

  • Redobrar a atenção;
  • Reduzir a velocidade, adequando sempre a mesma às condições da via e do estado do tempo;
  • Evitar a realização de manobras de ultrapassagem, sobretudo em locais de fraca visibilidade.

A operação visa assim contribuir para a segurança dos peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento.

Numa primeira fase da operação, o esforço de policiamento será orientado para as vias utilizadas pelos peregrinos no deslocamento até Fátima, sendo a segunda fase, direcionada para a segurança das celebrações no Santuário.

 

PENALVA DO CASTELO

idosospct2

idosos pct1

Dia Internacional do Idoso junta população sénior do concelho e das instituições

A Câmara Municipal e a Rede Social de Penalva do Castelo comemoraram, no passado dia 01 de outubro, na Casa da Ínsua, o Dia Internacional do Idoso, numa iniciativa que teve como finalidade sensibilizar a sociedade para o respeito pelos direitos e dignidade pessoal dos idosos.

O evento contou com a participação de 330 idosos, de entre aqueles que estão institucionalizados nas oito Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e outros que se inscreveram em diferentes pontos do concelho, numa iniciativa inteiramente pensada para eles.

Este ano o tema estruturador do evento foi a Vareja, de modo a serem recordados os tempos de juventude e experiência pessoal de muitos dos presentes, sendo que se recorreu à Oliveira como principal elemento decorativo, símbolo da paz, vitória, sabedoria, purificação, força e recompensa, características que se associam à terceira idade e que se pretende honrar. Como tal, iniciou-se o dia com a celebração da Eucaristia dirigida por três párocos do concelho, Padre Manuel Clemente, Padre José António e o Padre Ermelindo Ramos, num momento especial de grande envolvência que se focalizou na importância do sacrifício e da partilha que muitos protagonizaram enquanto pais e na importância dos afetos dos mais novos pelos mais idosos.

Seguidamente, foi servido um almoço, de carácter gratuito, que tentou satisfazer as principais necessidades nutricionais da idade e proporcionar um momento de prazer gastronómico e convívio.

A abrir o programa da tarde esteve o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, que enalteceu os presentes, fazendo um reconhecimento da importância de apostar em projetos para a terceira idade mais frequentes, inovadores e que vão ao encontro às suas necessidade, tendo reforçado a disponibilidade do Município para investir no capital humano do concelho.

Seguidamente, idosos das várias IPSS concelhias fizeram a representação de um teatro musical alusivo ao tema da vareja e que teve como propósito um dos direitos da pessoa idosa, neste caso, o direito à participação.

Os momentos recreativos continuaram, desta vez com a animação musical dos conterrâneos Susano e Grupo Aldiz.

Para finalizar o dia celebrativo, foi proporcionado um lanche aos idosos que mostraram interesse e motivação para participarem em mais iniciativas promovidas pela Rede Social concelhia.

Marcaram, ainda, presença na comemoração deste dia a Sra. Vereadora com competências delegadas no pelouro da ação social, Professora Lucília Santos e o Sr. Vice-presidente da Câmara, José Laires, que fizeram questão de cumprimentar e confraternizar com os idosos penalvenses.

O sucesso desta iniciativa deve-se, em muito, ao envolvimento de todos os parceiros da Rede Social concelhia, a quem a Câmara Municipal deixa o seu bem-haja, com especial reconhecimento à Casa da Ínsua por mais uma vez ter cedido o espaço, aos funcionários de todas as IPSS, aos artistas Susano e Grupo Aldiz, às Juntas de Freguesia, ao Agrupamento Escolas do concelho e à Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, pela sua fantástica colaboração.