Arquivo diário: 8 de Outubro de 2015

FEIRA DOS SANTOS ESTÁ QUASE A CHEGAR

Untitled

7 E 8 DE NOVEMBRO, NO CENTRO DA CIDADE

Nos dias 7 e 8 de novembro, Mangualde acolhe mais uma edição da tradicional Feira dos Santos. Promovido pela Câmara Municipal de Mangualde, o certame decorre no centro da cidade sob o lema «Da Tradição à Modernidade».

 

Desde há três séculos que Mangualde se notabiliza pela realização da Feira dos Santos, que se tornou um marco a nível nacional, pelas várias ofertas que proporciona aos seus milhares de visitantes desde a gastronomia, através das tradicionais febras, os enchidos, os frutos secos, o artesanato, o vinho, os produtos agrícolas, entre outras. Durante o fim de semana, as várias artérias da cidade serão animadas proporcionando a todos os residentes e visitantes momentos de diversão.

 

O certame é ainda uma referência por dinamizar os vários setores de atividade com vários momentos dedicados a cada um deles: Feira das Febras, Mostra das Freguesias de Mangualde, Expovinhos de Mangualde e Degustações, Mangualde Industria, Manguald`Arte (Mostra de Artesanato Nacional), Mangualde Regional, AgroMangualde, Mangualde Motor, Artes & Ofícios e  AniMangualde (animação de Rua).

 

«FEIRA DOS SANTOS À MESA»:

PRATOS REGIONAIS E VINHO DÃO VÃO ESTAR NA EMENTA 

Paralelamente, Mangualde acolhe mais edição da iniciativa «Feira dos Santos à Mesa». Os restaurantes aderentes, assinalados pelo selo «Feira dos Santos à Mesa 2015», apresentarão uma ementa especial com entrada à base de enchidos, rojões à moda de Mangualde acompanhados de vinhos do Dão, com maçã assada e requeijão/queijo da serra com doce de abóbora de sobremesa. O pão regional acompanhará toda a refeição. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, insere-se na programação da Feira dos Santos 2015 que será em breve divulgada.

CINEMA DE ANIMAÇÃO EM MANGUALDE

26 A 30 DE OUTUBRO, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

De 26 a 30 de outubro, a Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolhe mais uma edição da Ciclo de Cinema «Aprender em Festa» - Cinema para as Escolas. A iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Mangualde e do Cine Clube de Viseu e arranca no mês em que se comemora o Dia Mundial do Cinema de Animação (28 de outubro). Dirigida a toda a comunidade educativa – alunos, professores, educadores e outros agentes educativos, este projeto liga Mangualde a centenas de cidades em todo o mundo que dedicam o mês de outubro à animação.

Assim, nos dias 26 e 27 outubro, os alunos 1º ciclo do Ensino Básico vão ter a oportunidade de assistir a curtas de cinema de animação 2012/15 de vários realizadores, numa parceria com a Casa da Animação. São histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Um programa com filmes feitos, na sua maioria, com recurso ao desenho animado, demonstrando a diversidade de formas e ritmos que esta técnica permite, e a capacidade que o cinema de animação tem de construir histórias e criar personagens sem constrangimentos do que é real. Os filmes escolhidos têm em atenção as exigências percetivas dos pequenos, intensificando a experiência de ver cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e o desenvolvimento de várias competências criativas. Em exibição vai estar:

ANATOLE E A SUA PEQUENA CAÇAROLA de Eric Montchaud

A MINHA MÃE É UM AVIÃO de Yulya Aronova

VIAGEM NA CHUVA de Wesley Rodrigues

ZEBRA de Julia Ocker

A BICICLETA DO ELEFANTE de Olesya Schukina

JOHNNY EXPRESS de Kyungmin Woo

DOIS AMIGOS de Natalia Chernysheva

VENTO de Robert Lobel

PRESENT de Jacob Frey

No dia 28 de outubro é a vez do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico participarem na iniciativa ‘NA CASA DOS AFECTOS’, também de vários realizadores, 2012 / 2015. Nesta sessão são apresentados alguns dos filmes mais premiados em festivais recentes de cinema de animação, com trabalhos oriundos de diferentes países, e com recurso a várias técnicas de animação. O programa, escolhido em parceria com a Casa da Animação, é preparado para público juvenil:

LA MAISON EN PETITS CUBES de Kunio Kato

PRISIONEIROS de Margarida Madeira

LEAVING HOME de Joost Lieuwma

HEART de Erich Oh

O CANTO DOS 4 CAMINHOS de Nuno Amorim

WE CAN'T LIVE WITHOUT A COSMOS de Konstantin Bronzit

Os últimos dois dias, 29 e 30 outubro, são dedicados aos alunos do secundário que vão assistir às ‘IMAGENS QUE FALAM’ produzidas por vários realizadores, numa parceria com a Associação Olho de Vidro. A primeira ideia, o primeiro esboço… uma mensagem que começa a ganhar forma. Dias intermináveis, semanas, meses e, de repente, a ideia ganha contornos definitivos. Assim começa um filme de animação. O programa “Imagens que Falam” pretende divulgar algumas das melhores obras de animação realizadas nos últimos anos em Portugal. Não há palavras, não há legendas… apenas mensagens que transmitem a alma lusitana, o sentir português...

ABRAÇO DO VENTO de José Miguel Ribeiro

CICATRIZ de Ícaro e Tânia Duarte

ANA – UM PALÍNDROMO de Joana Toste

FULIGEM de Vasco Sá e David Doutel

M de Joana Bartolomeu

1999 de Francisco Lança

OS OLHOS DO FAROL de Pedro Serrazina

O valor de participação por aluno nas sessões de cinema é de 1€.