Arquivo diário: 12 de Outubro de 2015

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde

COMUNICADO/AGRADECIMENTO

Nos  meses de Junho, Julho e Agosto, ocorreu  no nosso concelho uma grande quantidade de incêndios florestais, o que exigiu do nosso Corpo de Bombeiros grandes esforços, sacrifícios e maior empenhamento.

De todos esses sinistros destacamos três de maiores dimensões que deflagraram nos dias 29 de Junho na Freguesia de Abrunhosa a Velha, 06 de Agosto no Agrupamento de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães  e 10 de Agosto no Agrupamento de  Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta,  este ainda com maior gravidade.

Viveram-se momentos de grandes dificuldades e angústia  no combate a estes incêndios florestais, que fustigaram o nosso concelho sem dó nem piedade.

Os Bombeiros tudo fizeram para minimizar os danos causados pelo fogo, colocando no “teatro de operações” todos os recursos materiais e humanos disponíveis, com a certeza de termos dado o nosso melhor na defesa das populações e dos seus bens, com a natural preocupação dos espaços urbanos.

Nas operações de combate foi muito importante a ajuda e a cooperação de outros Corpos de Bombeiros dos Distritos de Viseu, da Protecção Civil Municipal, ANPC, Meios Aéreos, Força Especial de Bombeiros, GRUATA do Porto, GRIF,s de Aveiro e da Guarda, GNR-SEPNA, GNR de Mangualde, ICNF, AFOCELCA, Sapadores Florestais Municipais, Kit,s Sapadores das Juntas de Freguesia, Militares do R10 de S. Jacinto e R14 de Viseu, INEM com a SIV de Seia e SBV de Viseu.

Na logística, foi também desenvolvido um excelente e árduo trabalho pela equipa afeta à AHBVM, que habitualmente presta este tipo de apoio, com colaboração de populares e elementos dos Escuteiros de Mangualde.

Muitas foram também as ajudas em géneros recebidas de pessoas, coletividades e instituições, tendo o esforço de todos contribuído para potenciar o nosso desempenho e transformar uma gigantesca ação operacional num esforço coletivo.

Sem esta preciosa ajuda a nossa tarefa teria sido muito mais difícil.

Sentimo-nos apoiados e confortados com a proximidade e cumplicidade das nossas populações.

Feito um primeiro balanço e numa fase mais tranquila, chegou a hora de agradecer a todas as forças que estiveram no combate direto e aos elementos da retaguarda e reconhecer a amizade e a onda de solidariedade que nos foram manifestadas.

Uma palavra de particular apreço aos Homens e Mulheres do nosso Corpo de Bombeiros que não se pouparam a esforços nos difíceis combates travados com o fogo, tantas vezes traiçoeiro.

 

Em nome do Comando e Direção, Bem Haja a todos.

 

O Comandante                                               O Presidente

Carlos Carvalho                                             João Soares

 

 

ÁGUA LEVADA

 

Dia de festa para a comunidade de Água-Levada – Inaugurada a 1ª fase do Centro Comunitário

 

Na presença de mais de uma centena de convidados, decorreu no passado dia 29 de Setembro a cerimónia solene de agradecimento aos voluntários e instituições envolvidas na remodelação da 1ª fase do Centro Comunitário da ÁGUA-LEVADA -Associação Cultural e Recreativa. Entre os convidados encontravam-se representantes de várias associações, instituições e empresas.

 

O programa de agradecimento iniciou-se na Igreja de São João Baptista com a realização da Eucaristia de acção de graças presidida pelo Padre João Zuzarte, onde foram recordados os associados que já partiram.
Seguindo o programa no Centro Comunitário, o Presidente da Direcção da ÁGUA-LEVADA ACR deu as boas vindas aos convidados presentes, passando a palavra para os discursos que se seguiram de Ana Isabel Loureiro – Presidente da Mesa da Assembleia Geral, de Arminda Marques – Presidente do Conselho Fiscal e Carlos Henriques - Presidente da Direcção, tendo sido seguido por António Monteiro – Presidente da Junta de Freguesia de Espinho e por fim foi a vez do Dr. João Azevedo – Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
Findas as eloquentes palavras de agradecimento e de motivação, o Sr. Padre João Zuzarte procedeu a uma breve cerimónia de bênção das novas instalações. A cerimónia de agradecimento conclui-se com o descerramento da placa comemorativa de inauguração do Centro Comunitário.

 

Com a noite a cair teve lugar uma confraternização entre todos os presentes.

 

A cerimónia foi direccionada para agradecer publicamente neste dia histórico para a comunidade, a todos os voluntários, instituições e empresas que colaboram nesta nobre empreitada, aos que ofereceram seu suor, equipamentos ou materiais, aos que ofereceram os almoços ao longo de várias semanas, aos que entregaram donativos, e a todos que inspiraram, apoiaram e enalteceram pela concretização desta importante obra social.

GNR

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do último fim-de-semana (10 e 11 de outubro), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 111 condutores, tendo sido detidos 4 condutores por condução sob o efeito de álcool e 1 por condução sem habilitação legal. Foram elaborados 37 autos de contraordenação, destacando-se 1  por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 1 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 2 por falta de inspecção periódica e 1 por infracção a tacógrafos. Foram ainda detetados 10 excessos de álcool e 41 excessos de velocidade.

_______________________________________________________________

Operação Veículos Pesados - Resultados

“Tispol – Truck and Bus Operation”

A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre 05 e 11 de outubro, em todo o território nacional, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Dos 4 920 condutores fiscalizados, foram levantadas 1 582 contraordenações, das quais se destaca:

  • 368 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada (correspondendo a 39,8% dos 924 controlados);
  • 435 relativas a tacógrafos, como tempos de condução, pausas e tempos de repouso (correspondendo a 31,1% dos 1 397 controlados);
  • 29 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 21 por mau estado de conservação dos pneus.

Durante o período da operação, foram empenhados militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal.

Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

18º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Nasceste em 1997?

ENTÃO ESTE CONVITE É PARA TI

PARTICIPA COM MÚSICA, CANTO, DANÇA, LEITURA, HUMOR

A Câmara Municipal de Mangualde convida todos os mangualdenses que nasceram em 1997 a juntarem-se à celebração do 18º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e participarem na programação desse dia com um número de música, canto, dança, leitura, humor, ou outro que mais lhes agrade.

A grande festa de aniversário realiza-se no dia 22 de novembro e os interessados devem inscrever-se na Biblioteca Municipal.