Arquivo diário: 21 de Outubro de 2015

Lançamento do site: Ruínas Romanas da Raposeira

raposeira

raposeira2

www.raposeira.cmmangualde.pt

AS RUÍNAS, CLASSIFICADAS COMO SÍTIO DE INTERESSE PÚBLICO, FORAM ALVO DE RESTAURO EM 2013

NUM PROJETO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE QUE REPRESENTOU UM INVESTIMENTO DE 150 MIL EUROS

No âmbito do processo de gestão e programação do sítio arqueológico “Ruínas Romanas da Raposeira”, a Câmara Municipal de Mangualde lança agora um site dedicado exclusivamente a estas ruínas, já classificadas como sítio de interesse público. O site está disponível a partir de hoje - www.raposeira.cmmangualde.pt

Este site vem confirmar a aposta da Câmara Municipal de Mangualde em preservar o Património, uma herança do passado em que é por isso uma obrigação preservar, transmitir e deixar todo esse legado, às gerações futuras.

As “Ruínas Romanas da Raposeira”, na Quinta da Raposeira, em Mangualde, classificadas como sítio de interesse público a 4 de agosto do ano passado, representam uma estalagem Romana, ocupada desde o séc. I até ao séc. IV, e foram alvo de restauro em 2013 num projeto da Câmara Municipal de Mangualde que representou um investimento de 150 mil euros, comparticipado em 60% pelo PRODER. Esta intervenção foi mais uma aposta do município mangualdense na valorização do património. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Arqueohoje e permitiu assim a realização de visitas públicas e académicas ao espaço que representa um pedaço da história de Mangualde.

CITÂNIA DA RAPOSEIRA

Este sítio arqueológico é um lugar que corresponde ao que os Romanos designariam por Mansio ou mutatio. Estamos, assim, perante uma estalagem romana, de natureza pública ou oficial, situada junto ao cruzamento de duas importantes estradas imperiais. A estalagem, construída nos inícios do século I d. C., estaria dotada das instalações indispensáveis ao desempenho da sua função enquanto área de descanso e abastecimento: da área termal às cozinhas e aos quartos de dormir, dos armazéns e estábulos a uma forja. Seria, portanto, quer um local de pernoita quer de paragem breve a meio de um percurso, onde os cavalos recuperavam forças e os viajantes poderiam relaxar o corpo nas termas e o espírito na taberna.

Interessante é o espaço das termas, com a sua área de fornalha que podemos observar e que caracteriza melhor a romanidade do local – reflete, antes de mais, uma forma de higiene pessoal, mas, enquanto espaço de encontro e distração, testemunha também um hábito social profundamente enraizado na sociedade romana.Um povoado amuralhado de origem proto-histórica – implantado no monte da Senhora do Castelo – erguia-se e servia de cenário de fundo à estalagem romana.

GNR

DETENÇÕES POR POSSE ILEGAL DE ARMAS

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santa Comba Dão e militares do Posto Territorial de Tondela, contando com a colaboração do Núcleo de Protecção Ambiental, de dois Binómios e de uma Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos do Comando Territorial de Viseu, no dia de hoje, 21 de outubro, no concelho de Tondela, detiveram dois indivíduos de 36 e 38 anos de idade, residentes naquele concelho, por posse ilegal de armas.

Foram efectuadas várias buscas que culminaram com a apreensão de 2 pistolas, 1 caçadeira, 4 petardos, 292 cartuchos, 40 munições de salva, 26 munições de diversos calibres e 4 garrafas de gás pimenta.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coacção de Termo de Identidade e Residência.

________________________________________________________________________

DETENÇÃO POR FURTO

Militares do Posto Territorial do Sátão do Destacamento Territorial de Mangualde, no dia 20 de outubro de 2015, na freguesia de Sátão, detiveram três indivíduos do sexo masculino com 29, 49 e 51 anos de idade e um indivíduo do sexo feminino de 52 anos, todos de nacionalidade chinesa, residentes no Porto e Sátão, pela prática do crime de furto de castanhas.Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Sátão, no dia de hoje.