Arquivo diário: 4 de Novembro de 2015

GNR

Operação “Idosos em Segurança 2015” - Resultados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, diversas ações de sensibilização junto dos idosos, alertando-os para diversas matérias relacionadas com a segurança, de modo a prevenir que esta população seja vitima de determinada criminalidade, em particular de situações de violência, de burlas e de furto em residências.

Durante a operação, os militares dos Núcleos Idosos em Segurança dos vários Comandos Territoriais realizaram 4 351 ações de sensibilização tendo abrangidos:

  • 33 841 idosos, resultante de ações realizadas em residências, centros de apoio social e diversas entidades de saúde.

Nos primeiros seis messes deste ano, foram registadas pela GNR 112 burlas a idosos. Em regra, os idosos são vítimas de indivíduos que, através de uma boa aparência e com uma conversa convincente e cativante, se fazem passa por funcionários de instituições confiáveis (Segurança Social, Bancos, CTT, EDP), a fim de darem credibilidade à personagem por si criada e enganarem os idosos. Atendendo à entrada em circulação da nova nota de 20 euros, prevista para o dia 25 de novembro deste ano, durante esta Operação foram dados alertas aos idosos, idênticos aos que foram divulgados nas redes socias (https://goo.gl/KKDwni), de modo a evitar que a população idosa não seja vítima de burlas relacionadas com esta introdução.

De referir que, entre os dias 1 e 30 de abril deste ano, no âmbito da “Operação Censos Sénior 2015”, foram sinalizados 39 216 idosos (mais 5 253 do que na mesma Operação do ano transato) dos quais:

  • 23 996 vivem sozinhos (mais 2 680);
  • 5 205 vivem isolados (mais 924);
  • 3 288 vivem sozinhos e isolados (mais 262);
  • 6 727 não enquadrados nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas (mais 907).

 

TEM UM PRESÉPIO? VENHA EXPÔ-LO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

Mostra coletiva vai estar patente no mês de dezembro

ESTAMOS A PREPARAR UMA EXPOSIÇÃO E CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO

A Câmara Municipal de Mangualde está a preparar uma exposição de presépios e convida todos os mangualdenses a participar nesta mostra coletiva. A exposição irá resultar da reunião de várias coleções particulares e estará patente, de 1 de dezembro a 16 de janeiro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves em Mangualde.

O Presépio é uma representação do nascimento de Cristo que se tornou costume em várias culturas. Varia em tamanho, em estilo e nº de figuras. Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares. Tradicionalmente era montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só era colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. O Presépio tradicional português é feito com musgo, vegetação e peças de cerâmica avulsas. Perto do presépio são colocados os presentes que são distribuídos depois de se colocar a imagem do Menino Jesus. Dada a relevância desta temática para a nossa cultura, muitos cidadãos se têm interessado em recolher e colecionar os mais diversos presépios. Desde as representações em materiais mais clássicos, ao tecido ou papel, à ourivesaria, entre muitos outros, há uma diversidade imensa de materiais usados na construção de imagens dedicadas à referida cena.

Os interessados em participar podem obter mais informações e articular a entrega dos presépios na Biblioteca Municipal de Mangualde ou através dos telefones 232 619 88 e/ou 232 617 172. A entrega dos presépios deverá acontecer até dia 25 de novembro.

GNR

IDENTIFICADOS POR FURTOS

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santa Comba Dão em colaboração com militares do Posto Territorial de Campo de Besteiros, no dia 02 de novembro, em Campo de Besteiros, identificaram cinco jovens com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos de idade, por suspeitas da prática do crime de furto.

A identificação ocorreu na sequência de várias diligências de investigação criminal, realizadas após ter sido consumado um furto no interior de um estabelecimento comercial, sito na Vila do Caramulo, Concelho de Tondela, que culminou com a recuperação de diversos artigos furtados, entre os quais diversas garrafas de bebidas alcoólicas.

No âmbito do projeto ‘Sextas da Lua’

DUAS CENTENAS DE PESSOAS JUNTARAM-SE

PARA OUVIR ‘LEITURAS ENFEITIÇADAS’

O EDIL MANGUALDENSE PARTICIPOU NA CAMINHADA NOTURNA, ONDE O TEXTO

E A PALAVRA FORAM CELEBRADOS ATRAVÉS DE MOMENTOS DE LEITURA 

Na passada sexta-feira, 30 de outubro, cerca de duas centenas de pessoas juntaram-se para ouvir ‘Leituras Enfeitiçadas’. A iniciativa, que se insere no projeto ‘Sextas da Lua’, assinalou o Halloween na cidade mangualdense. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, juntou-se à iniciativa numa caminhada noturna, onde o texto e a palavra foram celebrados através de momentos de leitura, por vários jovens.

O ponto de partida da caminhada foi o Largo Dr. Couto mas o palco destas leituras foi a cidade de Mangualde. Com diversas paragens em pontos estratégicos, decorados a rigor, as ruas de Mangualde encheram-se de pais e filhos, que celebraram a leitura. O percurso terminou na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, onde a decoração e o ambiente não deixou qualquer dúvida que estávamos em “Noite de Bruxas”. No caminho os participantes provaram ainda uma ‘poção mágica’.

Na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal estava montada uma “Casa Assombrada”, que arrancou gritos e gargalhadas a todos que ousaram percorrer aquele labirinto. Feitiços, contos, dança e entrega dos prémios aos jovens mais criativos do concurso “Marcadores Mágicos” fizeram ainda parte desta animada noite.

O sucesso da iniciativa só foi possível pelo envolvimento da comunidade, da equipa da Biblioteca Municipal e de várias entidades que colaboraram no evento: Grupo de Escuteiros de Mangualde, Café/ Bar Bugalha, Carina Albuquerque (professora de dança) e o grupo Shake´t up e Agrupamento de Escolas de Mangualde (professoras Bibliotecárias, Lurdes Ferreira, Vanessa Proença e Teresa Beja, jovens leitores, Carolina Couto, Gonçalo Marques, Francisco Couto, Rita Costa, Mafalda, Rita Pina e Ana Margarida e Associação de Estudantes)