Arquivo diário: 10 de Novembro de 2015

GOVERNO CAIU

Moção de rejeição do PS aprovada com 123 votos a favor e 107 contra

Após dois dias de debate na Assembleia da República, foi votada esta tarde a moção de rejeição do programa de governo apresentado pela PàF.

A moção do PS foi a primeira a ser votada. Os outros partidos consideraram que face ao resultado não se justificava levar a votação as respectivas moções.

O dia de hoje ficou marcado pelas intervenções dos líderes dos principais partidos e também pela assinatura do acordo entre PS, PCP e BE, com vista à constituição duma alternativa de governo.

Ferro Rodrigues, presidente da AR, anunciou que agora comunicar ao Presidente da República a decisão dos deputados de derrubar o XX Governo Constitucional.

Cavaco Silva já disse que irá agora ouvir os partidos e várias personalidades e, na próxima semana, dará conta da sua decisão quanto a quem irá formar governo após esta rejeição do programa da PàF.

"in sapo"

 

GNR

Operação “Lagareiro”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), intensifica até ao dia 31 de janeiro de 2016, em todo o território nacional, as ações de fiscalização em instalações fabris de produção de azeite, com o objetivo de identificar situações de incumprimentos à legislação em vigor sobre esta matéria, em particular no que respeita ao funcionamento e licenciamento das instalações fabris de produção e ao encaminhamento e gestão de resíduos.

Os militares do SEPNA estarão atentos ao licenciamento dos lagares, à gestão de todos os resíduos provenientes da transformação da azeitona em azeite, bagaço e águas ruças e outras situações ilegais que constituam infração às normas de proteção do ambiente.

A correta gestão dos resíduos assume especial importância na prevenção de agressões ao ambiente, promovendo assim métodos produtivos mais benéficos para o meio ambiente, bem como a sensibilização para os cuidados necessários para evitar derrames de águas poluídas e de outros resíduos no solo.

MANGUALDE PROMOVE CAFÉ-DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

21 de novembro, 14h30, no CIDEM

 

O PAÍS ATRAVESSA UM MOMENTO EM QUE OS CRIMES DE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO OS MAIS COMUNS PRATICADOS CONTRA MULHERES

Em prol de uma sociedade mais justa, livre de todos os comportamentos violentos e discriminatórios, a Câmara Municipal de Mangualde assinala, no próximo dia 21 de novembro, o Dia Internacional Contra a Violência Doméstica com um café-debate. A iniciativa acontece no CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, pelas 14h30, e conta com a participação da Seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Mangualde (GNR) e de Elza Pais, deputada da Assembleia da República, socióloga e com um percurso profissional académico e político dedicado à promoção da igualdade de género e à prevenção da violência familiar.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro e a Câmara Municipal de Mangualde tem assinalado a data como forma de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. De realçar que em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. Assim, no evento serão debatidas perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, quer pela parte de experientes profissionais que apoiam diretamente estas vítimas, quer pela parte de especialistas sobre a temática.

Recordamos que, segundo a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o fenómeno da violência contra as mulheres abrange vítimas e agressores de todas as condições, estratos sociais e económicos, tal como os seus agressores. De acordo com os dados da Associação, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vitima.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e desde então tem-se celebrado este dia pelo mundo. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

SESSÃO DE DEFESA PESSOAL

‘Porque sabemos o forte que consegues ser’

No mesmo dia, pelas 17h00, no Pavilhão Municipal de Mangualde decorrerá uma sessão de KESYI sobre Defesa Pessoal Feminina. A ação é promovida pelos professores do Centro Bujutsu de Mangualde - Artes Marciais, Pedro Veloso e David Alves, a participação é gratuita, sendo de inscrição obrigatória através do email: ssocial@cmmangualde.pt.

s2Member®