Arquivo diário: 11 de Novembro de 2015

Investimento da PSA em Mangualde tem apoio de Bruxelas de 9,5 milhões

A fábrica portuguesa é a mais competitiva do grupo, mas isso não garante nada. O novo modelo Citröen K9 será produzido em parceria com Vigo. Novas contratações não são certas.

A PSA conta com um apoio de 9,5 milhões de euros de fundos comunitários para introduzir o novo modelo, o Citröen K9, na fábrica de Mangualde. Em causa está um investimento global de 48 milhões de euros na fábrica com a produção de um modelo que vai substituir o Peugeot Partner e o Citröen Berlingo, actualmente fabricados na unidade.

Segundo apurou o Económico, os 9,5 milhões de euros em apoios comunitários que a fábrica conseguiu ainda não foram pagos na totalidade.
Na última entrevista que o Económico fez ao CEO da PSA, Carlos Tavares não quis revelar o valor do apoio que conseguiu de Bruxelas. “Para ser franco não sei”, disse quando questionado sobre o montante em causa. “É uma questão tratada pelo responsável pela Europa e pelo responsável pela industrialização que tiveram um diálogo de boa qualidade com o Estado português. Mas se soubesse também não diria porque é uma questão confidencial entre a PSA e o Estado português”, acrescentou o responsável português que já está à frente dos destinos do fabricante francês há quase dois anos.

Carlos Tavares considera que o uso de fundos estruturais “não é uma estratégia”, mas “um direito”. “Nas regras europeias qualquer empresa que esteja a fazer um investimento na Europa tem o direito a esse acesso e a esses apoios. Caso contrário, seria do interesse das empresas europeias não investir na Europa, o que seria contra-produtivo para todos os cidadãos europeus”, justificou.

A PSA é por definição uma empresa globalizada sempre à procura das melhores oportunidades e da melhor relação qualidade preço. Assim se justifica, por exemplo, a decisão de instalar em Marrocos uma base que começa a produzir em 2019, e que vai criar 25 mil empregos e que produzirá 200 mil unidades, mais do que as quatro fábricas instaladas em Portugal (160 mil), referia o Expresso este fim de semana.

“A PSA tem todo o interesse em se transformar num construtor automóvel mundial”, disse o gestor português. Na mesma entrevista, Carlos Tavares não se cansou de sublinhar a necessidade de Mangualde “ter os olhos bem abertos” porque, apesar de “ser a unidade mais eficiente de toda a Europa”, deve ter “cautela” e não descansar sobre os louros obtidos. “Não quero que esta posição [topo da tabela dos mais competitivos] seja entendida como uma autorização para relaxarem”, alerta. A reestruturação do grupo PSA ainda não está concluída e Mangualde foi a principal responsável pela quebra de 2,6% da produção automóvel, em Portugal, nos nove primeiros meses do ano. “Ainda não recuperámos completamente da quebra brutal da procura de clientes”, explica Carlos Tavares, recordando que “Mangualde é um ponto de produção mundial”. “Estamos cerca de 20% abaixo do nível anterior à crise, o que é muito significativo”, frisa.

Com o investimento de 48 milhões de euros, a fábrica tem assegurada a continuidade já que não fica reduzida aos modelos que actualmente produz e que serão descontinuados. Mas, o K9 vai ser produzido em parceria com a fábrica de Vigo, em Espanha. Uma parceria que o responsável defende que “protege Mangualde”. Apesar de não excluir no futuro que possa haver um modelo único para a fábrica portuguesa, lembrou que “seria errado pensar que isso protegeria Mangualde”.

Carlos Tavares recusa ligar a captação do novo modelo a um aumento de pessoal na fábrica. “Pode ter [um reforço de trabalhadores], desde que o mercado aceite bem o automóvel”, diz. E esse aumento “pode ser” feito com recurso a temporários, como já aconteceu com o terceiro turno, posteriormente dispensado (em causa estiveram envolvidos 280 trabalhadores e apoios comunitários).

"in económico"

GNR

DETENÇÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA  

Militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE) do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viseu, com a colaboração de militares do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, no dia 10 de novembro de 2015, no concelho de Sernancelhe, no âmbito de diligências de inquérito pelo crime de violência doméstica, detiveram um indivíduo de 42 anos de idade, por posse ilegal de uma carabina e uma arma de ar comprimido.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, no próprio dia, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação a proibição de contactos com as vítimas.

GNR

 

DETENÇÃO POR FURTOS

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, no dia 10 de novembro de 2015, detiveram um indivíduo do sexo feminino com 30 anos de idade, residente no concelho da Régua, pela prática do crime de furtos em estabelecimentos comerciais (ourivesarias), nomeadamente Moimenta da Beira, Lamego, Peso da Régua e Vila Real.

Foram realizadas buscas que culminaram com a recuperação de vários objectos em ouro e outros que possivelmente seriam usados de forma a ludibriar os estabelecimentos comerciais.

A detida fazia-se passar por cliente dos estabelecimentos e após se mostrar interessada por algumas peças em ouro procedia à sua troca deixando ficar peças de valor inferior. As peças originais eram posteriormente vendidas.

A detida vai ser presente ao Tribunal Judicial de Vila Real, no dia de hoje.

GNR

DETENÇÃO POR FURTO

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Lamego, em colaboração com militares do Posto Territorial de Armamar, no dia 10 de novembro de 2015, no concelho de Armamar, detiveram um cidadão de 21 anos de idade, residente em Moimenta da Beira, por furto em veículo.

Foram apreendidos 1095 € (mil e noventa e cinco euros) em dinheiro.

O detido vai ser presente ao Tribunal Judicial de Lamego, no dia de hoje.