Arquivo diário: 24 de Novembro de 2015

ANTÓNIO COSTA É PRIMEIRO MINISTRO

Secretário-geral do PS foi indigitado por Cavaco Silva. Quase dois meses depois das eleições, e após a queda do governo PSD/CDS, Portugal terá um novo governo. Agora socialista, apoiado no Parlamento por BE, PCP e Os Verdes. Presidente da República diz que um governo de gestão “não corresponderia ao interesse nacional”

António Costa foi indigitado primeiro-ministro esta terça-feira de manhã por Cavaco Silva. A informação é confirmada por uma nota divulgada pela Presidência da República, minutos depois do fim da audiência desta manhã entre o líder socialista e o chefe de Estado.

A reunião, que estava marcada para as 11h e durou cerca de uma hora, foi a segunda a juntar Cavaco Silva e António Costa em apenas dois dias - o socialista saiu em silêncio de Belém. A Presidência emitiu uma curta nota a explicar a indigitação.

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro", lê-se na nota distribuída aos jornalistas que se encontravam no Palácio de Belém.

Na nota, divulgada minutos depois de António Costa ter saído de Belém, é ainda referido que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, em gestão "não corresponderia ao interesse nacional".

"As informações recolhidas nas reuniões com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil confirmaram que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional" - lê-se no documento.

E justifica-se: "Tal situação prolongar-se-ia por tempo indefinido, dada a impossibilidade, ditada pela Constituição, de proceder, até ao mês de abril do próximo ano, à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas".

Cavaco Silva refere ainda que "tomou devida nota da resposta do Secretário-Geral do Partido Socialista às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura", pelo que decidiu indicá-lo para primeiro-ministro.

Segunda-feira, o chefe de Estado tinha recebido o líder socialista no Palácio de Belém para lhe apresentar seis condições que, no seu entender, garantam uma solução governativa “estável, duradoura e credível”.

António Costa saiu da audiência de segunda-feira sem dizer uma palavra, mas oito horas depois acabou por responder às condições de Cavaco Silva através de uma missiva cujo conteúdo não foi revelado. No entanto, a carta seguiu para a Presidência da República com conhecimento dos restantes partidos de esquerda, que apoiam um Governo de iniciativa PS.

"in Expresso"

 MANGUALDE DEBATEU SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

 

O PAÍS ATRAVESSA UM MOMENTO EM QUE OS CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO OS MAIS COMUNS PRATICADOS CONTRA MULHERES

Em prol de uma sociedade mais justa, livre de todos os comportamentos violentos e discriminatórios, a Câmara Municipal de Mangualde assinalou, no passado sábado, dia 21 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com um café-debate. «O Município de Mangualde tem mantido na sua agenda de políticas o combate às desigualdades entre mulheres e homens e um trabalho empenhado e sério na luta contra a violência de género» referiu o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, na abertura da sessão. Foram muitas as pessoas que se dirigiram ao edifício do CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, que se prolongou por três horas e meia devido ao intenso debate e discussão, que obrigou mesmo ao adiamento da sessão de Defesa Pessoal para mulheres prevista para o mesmo dia.

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE RISCO, INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA EVITAR OS CONHECIDOS RISCOS ACRESCIDOS DAS MULHERES QUE APRESENTAM QUEIXA

O Comandante do Posto Territorial da GNR do Sátão, 1º Sargento Rui Coelho, apresentou de forma detalhada as respostas e os procedimentos que esta unidade tem implementado, revelando que foi uma das primeiras do país a aderir ao programa de avaliação de risco, instrumento fundamental para evitar os conhecidos riscos acrescidos das mulheres que apresentam queixa. Apontaram-se também dificuldades e algumas disfunções do sistema, designadamente a morosidade dos processos judiciais, as limitações das medidas de afastamento do agressor, e o expediente de “suspensão provisória dos processos” que desencorajam e produzem uma falta de confiança das vítimas na justiça.

VIOLÊNCIA É A PONTA DO ICEBERG OU A FOLHAGEM DE UMA ERVA DANINHA, QUE TEM NAS SUAS RAÍZES AS DESIGUALDADES DE GÉNERO

Rosa Monteiro, professora no Instituto Superior Miguel Torga e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, especialista nas questões da igualdade de género e nas políticas públicas de âmbito local e nacional nestas matérias, apontou vários pontos críticos que têm determinado a persistência da violência contra as mulheres e a pouca efetividade das políticas e mecanismos criados desde o I Plano Nacional contra a Violência, em 1997, ou desde que foi considerado crime público em 2000. Lembrou que a violência é a ponta do iceberg ou a folhagem de uma erva daninha, que tem nas suas raízes as desigualdades de género e as profundas assimetrias de poder simbólico e material que sujeitam e subjugam as mulheres. Sublinhou a importância da Convenção de Istambul, o primeiro instrumento legal da UE nesta matéria, que representa uma mudança de paradigma. Por exigir intervenção sobre outras formas de violência para além daquela que acontece nas relações de intimidade (atuais ou passadas), mas também a violência sexual (violação, assédio, stalking), a escravatura, as práticas danosas como os casamentos forçados, a cyberviolência e o sexting. Por reclamar o envolvimento de novos atores no combate a estas formas de violência, como as autarquias, comunicação social (é inadmissível continuar a chamar “crime passional” aos femicidios), empresas, profissionais de saúde e de educação. Chamou a atenção para o isolamento da vítima ao longo de todo o processo e das falhas dos sistemas de proteção das mulheres, por exemplo, depois da apresentação de queixas. Deu o exemplo do estudo do CES que revelou que em cada 100 sentenças, 30 resultam em absolvições, e das 70 condenações quase 90% são de pena suspensa. O que se faz para proteger a vítima quando se coloca o agressor em liberdade, questionou a especialista. No debate, membros e parceiros do CLAS de Mangualde, sublinharam a importância de um trabalho intersectores, com enfoque na prevenção, através da educação e sensibilização.

OBJETIVO: ALERTAR A SOCIEDADE PARA OS VÁRIOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro e a Câmara Municipal de Mangualde tem assinalado a data como forma de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. De realçar que em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. Assim, no evento serão debatidas perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, quer pela parte de experientes profissionais que apoiam diretamente estas vítimas, quer pela parte de especialistas sobre a temática.

Recordamos que, segundo a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o fenómeno da violência contra as mulheres abrange vítimas e agressores de todas as condições, estratos sociais e económicos, tal como os seus agressores. De acordo com os dados da Associação, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vitima.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e desde então tem-se celebrado este dia pelo mundo. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

GNR

 

Atividade operacional do fim-de-semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 21 e 22 de novembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

  • Detenções:
  • 96 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    • 80 por condução sob o efeito do álcool;
    • 10 por condução sem habilitação legal;
    • Três por tráfico de estupefacientes;
    • Dois por furto.
  • Apreensões:
  • 550 doses de heroína
  • 65 doses de haxixe;
  • Duas viaturas;
  • Uma arma de fogo;
  • 970 euros.
  • Trânsito:
  • 5 418 condutores fiscalizados e 1 920 infrações detetadas, destacando-se:
    • 820 excessos de velocidade;
    • 152 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
    • 100 por falta de inspeção periódica obrigatória;
    • 84 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
    • 74 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
    • 41 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

MAIS de uma centena de pessoas CELEBRARam OS 18 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

 

AUTARQUIA CONVIDOU TODOS OS MANGUALDENSES QUE NASCERAM EM 1997 A JUNTAREM-SE A ESTA CELEBRAÇÃO

No passado dia 22 de novembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, celebrou o seu 18º aniversário de serviço dedicado à comunidade em prol da cultura, com grande enfoque para a promoção do livro e da leitura. A comemoração, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, teve início pelas 15h30 e foi uma tarde cultural onde a literatura e os sabores estiveram em verdadeira comunhão. O momento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

 

No espetáculo de comemoração estiveram envolvidos cerca de 25 jovens, sendo que grande parte deles tinham 18 anos, a mesma idade da Biblioteca. Recorde-se que o objetivo da Câmara Municipal de Mangualde foi, mais uma vez, envolver a comunidade, convidando em especial todos os mangualdenses que nasceram em 1997 a juntarem-se a esta celebração e a participarem na programação deste dia com um número de música, canto, dança, leitura, humor, ou outro que mais lhes agrade. Foram lidos textos de José Saramago (História do cerco de Lisboa), Vitorino Nemésio (Mau tempo no Canal), Eça de Queirós (Maias, Primo Basílio), Miguel Torga (Vindima) e Joanne Harris (Chocolate). Estes textos foram ilustrados com saborosos doces e outros alimentos. O prazer do texto e da palavra esteve de mãos dadas com os sabores.

 

AGRADECIMENTOS: UMA FESTA QUE ENVOLVEU TODA A COMUNIDADE

A Câmara Municipal de Mangualde e a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves agradecem ao Agrupamento de Escolas (Ginástica Rítmica Coordenada pela Prof. Paula Cunha), à Adega Cooperativa de Mangualde, a Igor Figueiredo e seus colaboradores (Mau Mau Maria), a José Marques no som, a João Tomás na decoração, aos Meeting Quartet e a todos os jovens que se juntaram para festejar estes 18 anos.