Arquivo diário: 26 de Novembro de 2015

MANGUALDENSES REÚNEM PRESÉPIOS E EXPÕEM EM MOSTRA COLETIVA

DE 1 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO

BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ALEXANDRE ALVES

Com a colaboração dos mangualdenses, a Câmara Municipal de Mangualde está a preparar uma exposição de presépios. Esta mostra coletiva resulta da reunião de várias coleções particulares e estará patente de 1 de dezembro a 6 de janeiro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde. A mostra é de entrada livre, dentro do horário da Biblioteca. Nos domingos, dias 13 e 20 de dezembro, a exposição estará aberta das 15h00 às 18h00.

O Presépio é uma representação do nascimento de Cristo que se tornou costume em várias culturas. Varia em tamanho, em estilo e nº de figuras. Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares. Tradicionalmente era montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só era colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. O Presépio tradicional português é feito com musgo, vegetação e peças de cerâmicas avulsas. Perto do presépio são colocados os presentes que são distribuídos depois de se colocar a imagem do Menino Jesus. Dada a relevância desta temática para a nossa cultura, muitos cidadãos se têm interessado em recolher e colecionar os mais diversos presépios. Desde as representações em materiais mais clássicos, ao tecido ou papel, à ourivesaria, entre muitos outros, há uma diversidade imensa de materiais usados na construção de imagens dedicadas à referida cena.

A autarquia mangualdense agradece a todos os que contribuíram com os seus exemplares.

MANGUALDE ANTECIPA PAGAMENTO DE SANEAMENTO FINANCEIRO NO VALOR DE 700 MIL EUROS 

AUTARQUIA ESTÁ A PONDERAR SOLICITAR ÀS ENTIDADES COMPETENTES A REPROGRAMAÇÃO

DO PLANO DE ASSISTÊNCIA FINANCEIRA PARA PODER SAIR DA “TROIKA” ANTES 2026

A Câmara Municipal de Mangualde realizou, este mês de novembro, uma operação financeira que visou o pagamento antecipado de mais de 700 mil euros do empréstimo do saneamento financeiro. O bom desempenho e a eficiência financeira da autarquia têm permitido uma gestão eficaz dos dinheiros públicos, o que perspetiva desde já, a possibilidade de uma eventual reprogramação do Plano de Assistência Financeira.

O edil mangualdense João Azevedo considera que “face ao bom desempenho financeiro da autarquia e a uma gestão eficiente dos dinheiros públicos, caminhamos a passos largos para uma consolidação do equilíbrio e da sustentabilidade financeira, estando a autarquia a ponderar solicitar às entidades competentes a reprogramação do Plano de Assistência Financeira para que possamos sair da “troika” antes 2026”. É de salientar que o empréstimo de 2 milhões e 500 mil euros de saneamento está englobado no plano de assistência financeira à autarquia mangualdense que ficará concluído em 2026.