Arquivo diário: 3 de Dezembro de 2015

“ESBATER AS DESIGUALDADES – REALÇAR AS DIFERENÇAS” EM DEBATE EM MANGUALDE

Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência  

 

4 DE DEZEMBRO, 21H00, AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE

Como forma a assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, a Câmara Municipal de Mangualde promove o debate “Esbater as desigualdades - realçar as diferenças”. A sessão realiza-se na próxima sexta-feira, 4 de dezembro, às 21h00, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde e terá como orador Rui Matos, colaborador da IBM e membro da direção da FAPPC (Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral).

O Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, assinalado anualmente a 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

GNR

2.ª Fase - Operação “Smartphone, Smartdrive”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, dia 03 de dezembro, em todo o território nacional, os dois dias da 2.ª Fase da Operação “Smartphone, Smartdrive” intensificando a fiscalização do uso indevido do telemóvel durante a condução.

A incorreta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando:

  • Distração visual (tira os olhos da estrada);
  • Limitação motora (tira as mãos do volante);
  • Condicionamento cognitivo (abstrai a mente da condução).

Desde o início do ano e até ao dia 27 de novembro, foram detetadas mais de 26 mil infrações por uso indevido do telemóvel durante a condução, distribuídas geograficamente:

Distrito Infrações
Aveiro 2 973
Beja 310
Braga 2 220
Bragança 368
Castelo Branco 463
Coimbra 1 303
Évora 636
Faro 1 937
Guarda 283
Leiria 1 459
Lisboa 3 406
Portalegre 181
Porto 4 385
Santarém 1 353
Setúbal 1 878
Viana do Castelo 1 820
Vila Real 488
Viseu 835

A 1ª Fase da Operação, que decorreu desde 30 de novembro a 02 de dezembro, consistiu na realização de diversas ações de sensibilização, através das Secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais, com especial incidência para o meio escolar.