Arquivo diário: 12 de Janeiro de 2016

MANGUALDE PROMOVE CONSUMO DE FRUTA/HORTÍCOLAS E ADOÇÃO DE ATITUDES SAUDÁVEIS

MAIS DE 600 ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO VISITAM COOPERATIVA AGRÍCOLA DE MANGUALDE

Estão a decorrer um conjunto de visitas guiadas à Cooperativa Agrícola de Mangualde, C.R.L, organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde, no âmbito das medidas de acompanhamento do Regime de Fruta Escolar para o ano letivo 2015/2016. São abrangidos mais de 600 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e o objetivo é promover o consumo de fruta/hortícolas e a adoção de atitudes saudáveis.

As visitas guiadas à Cooperativa iniciaram-se no dia 4 de janeiro deste ano e vão prolongar-se até ao dia 14 março, realizando-se uma vez por semana. No final de cada visita é oferecida, pela Cooperativa Agrícola, uma peça de fruta a todos os alunos.

REGIME DE FRUTA ESCOLAR

O regime de fruta escolar consiste na distribuição gratuita de hortofrutícolas a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico de ensino público e realização de atividades no meio escolar que visem o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento da origem dos produtos agrícolas.

A Câmara Municipal aderiu ao projeto em 2009 e desde então todos os anos oferece, a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Mangualde, fruta/hortícolas dois dias por semana, 30 semanas por ano letivo, uma peça ou porção por criança.

O regime de fruta escolar é um projeto coordenado a nível nacional pelas seguintes entidades: Ministério da Agricultura do Desenvolvimento e das Pescas; Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação e a nível local por municípios, estabelecimentos de ensino, Direções Regionais de Educação e Unidades de Saúde Pública.