Arquivo mensal: Março 2016

DUAS MIL PESSOAS ASSISTIRAM À «VIA SACRA» EM MANGUALDE

 

Via Sacra Mangualde (6) Via Sacra Mangualde (1) Via Sacra Mangualde (2) Via Sacra Mangualde (3) Via Sacra Mangualde (4) Via Sacra Mangualde (5)

Cerca de duas mil pessoas assistiram no passado dia 25 de março, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, à «Via Sacra» em Mangualde. A encenação, pelos Escuteiros de Ranhados com o apoio dos Escuteiros de Mangualde, decorreu pelas ruas da cidade, da Igreja Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo) até à Igreja Paroquial de Mangualde, num momento de grande emoção e reflexão. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

 

A programação «Páscoa em Mangualde 2016» é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Mangualde e da Paróquia de Mangualde, com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e o Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara.

ESCOLAS DE MANGUALDE CONTINUAM SEM SERVIÇO DE LIMPEZA

WP_20160322_001 WP_20160322_002 WP_20160322_003

Com a chegada das férias da Páscoa e o final do 2º período, é chegada também a hora de pais e encarregados de educação se deslocarem às escolas para receberem as notas dos seus educandos.

Que existe um problema com os serviços de limpeza nas escolas, já é do conhecimento público, pois, de acordo com comunicado difundido pela direção do Agrupamento há cerca de três semanas, o contrato com a empresa que efetuava o serviço de limpeza terminou em dezembro passado e, daí para cá, nenhuma outra foi contratada devido ao valor da verba ser incompatível com as que se apresentaram a concurso.

Tal como já anteriormente referimos, a direção "remediou" os meses de janeiro e fevereiro mas, desde o passado dia 1 de março, não há qualquer serviço de limpeza nas escolas. Face a tal situação, as fotos documentam, um pouco, o cenário que pais e encarregados de educação estão a encontrar nas Escolas de Mangualde quando lá se deslocam para receber as avaliações.

Lixo no chão que já não cabe dentro do caixote, lixo por toda a sala, mesas sujas... Põe-se agora uma questão: e as casas de banho? Se estas estão há várias semanas sem limpeza, não estaremos prestes a enfrentar uma situação que põe em risco a saúde pública?

Os pais não gostaram do que viram e de acordo com alguns que escutamos, esperam que a solução chegue até ao início do terceiro período, de contrário, não põem de parte uma manifestação, um abaixo assinado, etc. para verem esta situação resolvida.

FESTA DE S. JOSÉ EM VILA COVA DE TAVARES

vila cova2 vilacova1

No passado sábado, dia 19 de março, dia do pai, teve lugar na localidade de Vila Cova de Tavares a festa de  S. José.

Após a  Eucaristia, concelebrada pelos Revºs Pe. Cunha e Joaquim, teve lugar a procissão onde se incorporou a Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares seguindo-se o habitual leilão de ofertas.

ASSINATURA DE PROTOCOLO: MANGUALDE APOSTA NA GESTÃO FLORESTAL

protocolo1 protocolo2 protocolo3 protocolo4 protocolo5

Na manhã desta segunda-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Mangualde assinou um protocolo de cooperação com a MAIEQUIPA, empresa de gestão florestal do grupo SONAE Indústria. Na assinatura do protocolo esteve presente o edil mangualdense, João Azevedo, e um elemento da MAIEQUIPA. A cerimónia realizou-se pelas 9h30, no Salão Nobre da Autarquia. Marcaram ainda presença os Presidentes de Junta de Freguesia de Freixiosa e São João da Fresta, Nelson Maltez e Jorge Coelho, respetivamente, juntas da área onde a ação irá ter lugar.

Este protocolo visa o aproveitamento e desenvolvimento florestal a realizar nos terrenos existentes no município de Mangualde, tendo sempre em vista uma gestão sustentável dos mesmos e o interesse público e económico do concelho e região em que os mesmos se inserem.

GNR

 

Caminhada pela Floresta 2016

A Guarda Nacional Republicana realiza, no dia 20 de março, em todo o território nacional, várias “Caminhadas pela Floresta”, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, celebrado a 21 de março. Estes eventos têm como objetivo destacar a importância da floresta e os riscos que lhe estão associados, bem como fomentar junto da população condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente.

Neste dia vão ser realizadas iniciativas nos seguintes locais e horários:

Distrito Hora de início Local de encontro
Açores 09:00 Merendário dos Remédios, Lagoa
Aveiro 09:30 Praia do Arainho
Beja 09:00 Pavilhão Carlos Pinhão, Serpa
Braga 09:00 Comando Territorial de Braga
Bragança 09:00 Piscinas Municipais de Bragança
Castelo  Branco 08:00 Câmara Municipal do Fundão
Coimbra 09:00 Parque Verde da Ribeira de Bruscos, Condeixa-a-Nova
Évora 09:00 Pólo da Mitra da Universidade de Évora
Faro 09:00 Vale das Almas, Montenegro
Guarda 10:00 Posto Territorial de Gouveia
Leiria 09:30 Campo de Futebol de Vieira de Leiria
Lisboa 09:30 Terreiro D. João, Mafra
Portalegre 09:45 Entrada de Marvão
Santarém 09:30 Moinhos da Pena, Torres Novas
Viana  Castelo 10:00 Parque da Senhora da Cabeça, Valença
Vila Real 09:00 Barragem Cimeira de Lamas de Olo
Viseu 10:00 Casa do Guarda, na Serra do Crasto

 

Venha participar nesta caminhada pela nossa floresta!

ESCOLAS DE MANGUALDE AINDA SEM LIMPEZA

A falta de empresa para efetuar os serviços de limpeza nas Escolas de Mangualde, por nós divulgada no inicio desta semana é um problema que ainda se mantém.

De acordo com o que divulga hoje o Correio de Manhã, o lixo acumula-se nas salas. Pó e pacotes de sumo no chão já se fazem notar.

A falta de limpeza na ESFA, GEA e ACO, está a indignar a comunidade escolar.