Arquivo diário: 7 de Março de 2016

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA EM MANGUALDE

PRO23 PROT13 PROT16 PROTE18 PROTE20 PROTE21 PROTE22 PROTEÇ~14 PROTEÇ15 PROTEÇ16 PROTEÇÃ17 proteção1 proteção2 proteção3 proteção4 proteção5 proteção6 proteção7 proteção8 PROTEÇÃO9 PROTEÇÃO10 PROTEÇÃO11 PROTEÇÃO12 PROTEÇÃO13 PROTEÇÃO19 Untitled

 

Até ao próximo dia 18 de março, Mangualde acolhe as comemorações distritais do Dia da Proteção Civil. As comemorações iniciaram-se no dia 1 de março, na Escola Básica Ana de Castro Osório - Agrupamento de Escolas de Mangualde, com a apresentação da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil e com a exposição dos vários agentes de Proteção Civil.

No dia 4 de março, pelas 16h00, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, foi recebido pelo edil mangualdense no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde. João Azevedo agradeceu a vinda a Mangualde do Secretário de Estado «que veio valorizar esta iniciativa». Sublinhou ainda que o «objetivo foi provar à sociedade civil que estas ações podem ser descentralizadas. Mangualde tem a capacidade e a competência para dar resposta aos problemas que nos tocam, principalmente no verão quando somos confrontados com os fogos florestais. Infelizmente, Mangualde tem sido tocado com problemas gravíssimos a esse nível nos últimos anos, mas Mangualde tem um dos melhores Quarteis de Bombeiros Voluntários da região e do país, com um corpo de bombeiros de excelência, equipamentos, liderança e uma escola de formação». Sublinhou ainda que quanto à segurança «temos para breve a inauguração do novo quartel da GNR, um novo espaço que vem homenagear o território de Mangualde e da região centro».

Por sua vez, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, referiu que «temos um conceito de proteção civil errado, porque queremos acabar com a ideia que a proteção civil trabalha três meses por ano, na época dos fogos. Proteção Civil é 365 dias por ano».

Seguidamente, foi inaugurada a exposição dos vários agentes de Proteção Civil, que esteve patente, no Largo Dr. Couto, até ao dia 6 de março.

Pelas 21h00, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, realizou-se a tertúlia «Incêndios Florestais e Riscos tecnológicos» com Xavier Viegas e José Carlos Góis. No sábado, 5 de março, foi possível assistir, pelas 14h00, ao Exercício de Acidente Rodoviário (TSD) promovido pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde e às 16h00, ao Exercício com Equipa Cinotécnica da GNR. Ambos os exercícios tiveram lugar no Largo Dr. Couto. No domingo, dia 6, teve lugar uma ação de suporte Básico de Vida, numa ação conjunta entre os Bombeiros Voluntários de Mangualde, o INEM e a Cruz Vermelha Portuguesa (10h30, Largo Dr. Couto). Entre as 10h00 e as 18h00 foi ainda possível participar na busca em grandes áreas e subaquáticas que se realizou na Área Mineira de Espinho com participação do Grupo de Intervenção de Operações de Proteção e Socorro.

Entre os dias 7 e 11 de março vão realizar-se ações de sensibilização em Segurança Contra Incêndios em Edifícios - Medidas de Autoproteção, pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde e Colaboradores da Câmara Municipal de Mangualde. As comemorações terminam com a semana aberta à comunidade (de 14 a 18 de março) onde será possível visitar os quartéis da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e do Destacamento e Posto da Guarda Nacional Republicana de Mangualde.