Arquivo diário: 18 de Março de 2016

GNR

 

Caminhada pela Floresta 2016

A Guarda Nacional Republicana realiza, no dia 20 de março, em todo o território nacional, várias “Caminhadas pela Floresta”, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, celebrado a 21 de março. Estes eventos têm como objetivo destacar a importância da floresta e os riscos que lhe estão associados, bem como fomentar junto da população condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente.

Neste dia vão ser realizadas iniciativas nos seguintes locais e horários:

Distrito Hora de início Local de encontro
Açores 09:00 Merendário dos Remédios, Lagoa
Aveiro 09:30 Praia do Arainho
Beja 09:00 Pavilhão Carlos Pinhão, Serpa
Braga 09:00 Comando Territorial de Braga
Bragança 09:00 Piscinas Municipais de Bragança
Castelo  Branco 08:00 Câmara Municipal do Fundão
Coimbra 09:00 Parque Verde da Ribeira de Bruscos, Condeixa-a-Nova
Évora 09:00 Pólo da Mitra da Universidade de Évora
Faro 09:00 Vale das Almas, Montenegro
Guarda 10:00 Posto Territorial de Gouveia
Leiria 09:30 Campo de Futebol de Vieira de Leiria
Lisboa 09:30 Terreiro D. João, Mafra
Portalegre 09:45 Entrada de Marvão
Santarém 09:30 Moinhos da Pena, Torres Novas
Viana  Castelo 10:00 Parque da Senhora da Cabeça, Valença
Vila Real 09:00 Barragem Cimeira de Lamas de Olo
Viseu 10:00 Casa do Guarda, na Serra do Crasto

 

Venha participar nesta caminhada pela nossa floresta!

ESCOLAS DE MANGUALDE AINDA SEM LIMPEZA

A falta de empresa para efetuar os serviços de limpeza nas Escolas de Mangualde, por nós divulgada no inicio desta semana é um problema que ainda se mantém.

De acordo com o que divulga hoje o Correio de Manhã, o lixo acumula-se nas salas. Pó e pacotes de sumo no chão já se fazem notar.

A falta de limpeza na ESFA, GEA e ACO, está a indignar a comunidade escolar.

ADEGA COOPERATIVA DE MANGUALDE ASSINALA DIA DA ÁRVORE

arovore8 arvore1 arvore2 arvore3 arvore4 arvore5 arvore6 arvore7 arvore9 arvore10 arvore11 arvore12 arvore13

Numa iniciativa conjunta da Adega Cooperativa de Mangualde com o Município de Mangualde, COAPE e Agrupamento de Escolas, na tarde de ontem, dia 17, foi assinalado o Dia da Árvore.

Porque a Adega Cooperativa é uma empresa que além de se dedicar à sua área, o vinho, se preocupa também com o meio ambiente, procedeu à plantação de 25 árvores nos terrenos circundantes do edifico da Adega.

Assim, como o Dia da Árvore está próximo (comemora-se a 21 de março), e também, por forma a promover o interesse e desenvolver novos conhecimentos às crianças, foi contatado o Agrupamento de Escolas de Mangualde, no sentido de poderem ser os alunos a fazer a plantação. Prontamente aceite o pedido, estiveram presentes nesta ação os alunos do 1º B do Centro Escolar Ana de Castro Osório, acompanhados da professora titular da turma e de uma auxiliar.

A ajudar a plantação esteve também presente o Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, que com a ajuda das crianças procedeu à plantação da primeira árvore.

Após a plantação das árvores, que fez as delícias das crianças, até porque, o tempo estava propício para as atividades ao ar livre, todos foram convidados a fazer uma visita guiada, pelo Engº António Mendes, às instalações da Adega Cooperativa, onde puderam visitar a zona de engarrafamento e o Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho.

No final, a Adega Cooperativa, brindou todas as crianças com uma peça de fruta e uma garrafa de água, entregando ainda a cada um deles, uma pequena garrafa de vinho com a finalidade de ser entregue aos pais como presente do dia do pai, que se comemora amanhã, dia 19.

Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, que doou as árvores, da COAPE que disponibilizou o fertilizante e do Agrupamento de Escolas que destacou uma turma dos seus alunos.