Arquivo diário: 3 de Maio de 2016

2º ENCONTRO EQUESTRE DA FREGUESIA DE ESPINHO

20160501_171656
No âmbito da sua agenda cultural e desportiva a Freguesia de Espinho, no concelho de Mangualde realizou o 2º Encontro Equestre da Freguesia no dia 1 de maio, domingo. Esta iniciativa tinha como intuito primordial divulgar a suprema arte equestre na freguesia e concelho, e, consequentemente, estimular o interesse pela atividade. Cerca de três centenas de pessoas entre cavaleiros e público assistiram a um espetáculo magnífico que decorreu ao longo do dia. O programa matinal envolvia um passeio equestre pelas aldeias da Freguesia de Espinho e aldeia da Cunha Baixa. Antes de um almoço convívio entre os aficionados da modalidade ofertado pela Freguesia de Espinho o Presidente da Junta, António Monteiro, procedeu à entrega de medalhas de participação a todos os cavaleiros que se quiseram associar ao evento. À tarde decorreu uma Gincana equestre que maravilhou os entusiastas da modalidade. O encerramento do evento englobou a oferta simbólica de prémios que foram entregues pelo vereador da Câmara Municipal Dr. Rui em representação do município. Os cavaleiros que se distinguiram na prova como os mais exímios foram o cavaleiro Paulo Alexandre que ficou em primeiro lugar, o Dr Morgado que ficou num honroso segundo lugar, e o cavaleiro André Sousa classificado em terceiro lugar. Esta iniciativa contou com a parceria da Câmara Municipal de Mangualde, ainda com o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Água-Levada, Associação Cultural e Recreativa de Espinho e Póvoa e Comissão de Festas de Gandufe. Associaram-se, ainda, a Adega Cooperativa de Mangualde, Quinta dos Carvalhais, Quinta dos Monteirinhos, Pameca, Teacher’s Help, Prodofibra, Quinta do Azevinho, Charetes Lampreia, Bar PRD e Viseu Now. No sentido de assegurar a segurança dos participantes e público estiveram presentes, ainda, elementos do corpo de bombeiros voluntários de Mangualde.
A Junta de Freguesia congratula-se pelo êxito da iniciativa felicitando os distintos cavaleiros que enobreceram o evento com a sua mestria, exaltando, ainda, as entidades públicas que se quiseram associar ao evento destacando, a estreita colaboração entre as diferentes entidades que se uniram no propósito de dar valor e sentido às iniciativas que favorecem a comunidade fazendo desta um acontecimento de cultura desportiva notável na freguesia. O Presidente da Junta de Freguesia reiterou, ainda, que a Junta de Freguesia continuará a promover o envolvimento e a participação da população, das instituições e das associações representativas, na definição e implementação de políticas locais que dignifiquem e valorizem a freguesia.

O Presidente da Junta da Freguesia de Espinho,
António Monteiro

IGREJA DO COMPLEXO PAROQUIAL ENCHEU-SE PARA CELEBRAR O DIA DA MÃE DIA DA MÃE ASSINALADO EM MANGUALDE COM CONCERTO SINFÓNICO CORAL

Concerto Dia da Mãe (3)
A Câmara Municipal de Mangualde assinalou ontem, dia 1 de maio, o Dia da Mãe com um Concerto Sinfónico Coral. Pelas 17h00, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde encheu-se para celebrar este Dia da Mãe com um momento cultural único, que contou com as atuações da Orquestra POEMa, do Coral Lopes Morago e do Grupo Coral de Abraveses. O momento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. Este Concerto Sinfónico Coral foi uma homenagem da Câmara Municipal de Mangualde e de todos os intervenientes deste projeto a todas as mães.

POEMa (Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, composta por duas formações: orquestra de câmara e orquestra de sopros. Os intervenientes deste projeto são elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde e alunos/ex-alunos do Conservatório Regional de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade, podendo haver algumas exceções.

O Coral Lopes Morago — parte integrante da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Viseu — surge em 1982, perpetuando uma figura ímpar no panorama musical viseense do século XVI – Estêvão Lopes Morago. O Coral executa um repertório de música polifónica variada, que vai desde o “godspel” à música barroca e renascentista, passando pelo folclore de países diversos, em predomínio da tradicional canção portuguesa. Privilegia obras de grandes mestres de música sacra, entre os quais inclui o compositor viseense Cónego António Barreiros.

O Grupo Coral de Abraveses iniciou a sua atividade a 1 de outubro de 1978, tendo-se tornado, desde então, o centro dinamizador da cultura musical em Abraveses. Nos primeiros anos da sua existência foi essencialmente um grupo litúrgico, desenvolvendo-se, posteriormente, a sua atividade por concertos, participação e organização de encontros corais e celebrações litúrgicas, nomeadamente casamentos. Desde 1981 tem sob a sua responsabilidade uma Escola de Música, por onde têm passado largas dezenas de crianças e jovens.

Meia centena de amantes das duas rodas estiveram presentes no 1º encontro de motorizadas 50cc da Mesquitela

8d7d615a68d2ad1b0beadd8091ab5b84_XL
Este fim de semana realizou-se o 1º Encontro de Motorizadas 50cc da Mesquitela, onde perto de meia centena de amantes das duas rodas estiveram presentes.
Durante o percurso, que rolou nas estradas do concelho de Mangualde, uma das paragens foi no largo da Câmara Municipal de Municipal (Largo Dr. Couto), onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

EDITORIAL Nº 684 – 1/5/2016

SR
Caro leitor,
Há sempre na nossa aldeia, cidade ou região, algumas pessoas que se destacaram, ou destacam, mais do que outras. Destacam-se por variadas razões, e muitas vezes por razões que a própria razão desconhece.
Na minha aldeia, uma pessoa de destaque foi  Elísio Ferreira Afonso, o emérito. Não sei se alguém sabe ao certo como ganhou a vasta fortuna no Brasil, mas com ela conseguiu fazer maravilhas na sua terra natal. Já nos anos 60, todos os miúdos na escola que ele lá mandou edificar, tinham os almoços oferecidos por ele. Muitos dos quais ainda hoje rezam por ele já outros possivelmente o esqueceram.
Na altura, tomou a iniciativa de construir um hospital bem equipado á época , que serviu bem a região. Hoje é um lar da terceira idade chamado Fundação Elísio Ferreira Afonso. Edificou ainda um posto da GNR, uma Igreja com casa para o pároco, um cemitério e o seu jazigo, arruamentos vários, água canalizada para a aldeia, um bairro social de apoio á G N R , uma escola para rapazes e raparigas e conseguiu também que a aldeia tivesse luz eléctrica. Tratava-se de um verdadeiro amigo do povo e dos pobres.
Daquele tempo, não podemos tão pouco esquecer as professoras, que se dedicaram a formar a comunidade e, em que no processo, me ajudaram a ser quem sou hoje. No meu coração sempre lhe agradeci a dedicação e não esqueço a Jesus.
O regedor também tinha a sua influência. Assim como os famosos Quintelas de alcunha, que também eram conhecidos em toda a região, pelo respeito e pelas maquinas daquele tempo, debulhadores de centeio, milho e alquitarra de fazer água-ardente. Honra seja feita ao tio Zé Quintela e a Vitória Ferreira.
Era ainda de registar o carteiro, que não sendo da terra percorria toda a zona a pé e mais tarde, de bicicleta. Punha as pessoas sempre em sobressalto, pois nunca se sabia ao certo a notícia que carregava. Era um homem que gerava grandes impactos.
Das ex. colónias vinham noticias escritas em aerograma, estas, de familiar que lá cumpria o serviço militar. De quando em quando, a minha mãe lá trazia um aerograma na mão, o qual líamos juntos com todo o zelo e expectativa. Um certo dia, chegou inclusive uma notícia que relatava um acontecimento com o meu irmão mais velho. Tinha caído numa emboscada, mas felizmente recuperou e ficou bem.
Voltando ao carteiro, uma figura ímpar daqueles tempos, este carregava ainda as cartas para as namoradas, em que todos nós tínhamos orgulho na caligrafia. Éramos avaliados por elas pelo que com todo o cuidado tentávamos impressioná-las nesta primeira impressão, e assim esperar obter uma resposta positiva ao pedido de namoro. Hoje em dia escrevem-se como os médicos, nas raras vezes que se escrevem, pois mais habitualmente, a primeira impressão é feita através das tecnologias, i.e. computadores e afins. O que vemos hoje em dia deixa saudades dos tempos simples e esforçados dos anos 80. Eram sinceros.

Um abraço amigo,

Uma questão de saúde – As boas-vindas

FullSizeRender
No mês em que se comemora o “Dia Mundial do Médico de Família”, três Médicas de Família da Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Azurara resolveram juntar-se e dar início à sua rubrica quinzenal “Uma questão de saúde”.
Este promete ser um espaço dedicado à prevenção, à saúde e à doença, com partilha e atualização de conhecimentos, comemoração de dias especiais em saúde, artigos de opinião em relação a assuntos da atualidade, iniciativas pela cidade e ainda informações úteis sobre a sua USF.
E é já no próximo dia 19 de Maio de 2016 que se comemora mais um “Dia Mundial do Médico de Família”…
“Os médicos de família são médicos pessoais, principalmente responsáveis pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos que os procurem, independentemente da idade, sexo ou afeção. Cuidam de indivíduos no contexto das suas famílias, comunidades e culturas, respeitando sempre a autonomia dos seus pacientes.” (WONCA Europa 2002)
Temos encontro marcado quinzenalmente…SEJAM MUITO BEM-VINDOS!
Maio é também o “Mês do Coração” e a próxima rubrica ser-lhe-á dedicada.