Arquivo mensal: Setembro 2017

DISCURSO DE COMICIO

serafim tavares
Caros mangualdenses, minhas senhoras e meus senhores
Em muito agradeço a presença de todos vós. É com enorme prazer que me dirijo a todos vós neste dia, e em reta final para as eleições, mas com uma vontade de dar um contributo de valor para o desenvolvimento de Mangualde.
Quero dizer que sou candidato, em primeiro lugar, porque acredito neste projeto. Aceitei este desafio, porque Mangualde é a minha casa há já mais 30 anos e me considero Mangualdense, vim como guarda fiscal e de lá estou reformado. Não tenho necessidade de tacho algum. Foi aqui que vinguei e foi aqui que escolhi estabelecer raízes, construir a minha família e o nosso ganha-pão. Estimo bastante a nossa terra e rapidamente aceitei a oportunidade de finalmente poder fazer o que é preciso, e dar resposta às necessidades que fui identificando ao longo destes anos todos.
Encetámos esta caminhada, sabendo de antemão o que nos espera: responsabilidade e muito trabalho. Mas sabemos mais do que isso: sabemos o que tem de ser feito e como fazê-lo, sabemos o que Mangualde precisa e merece. Temos de apostar mais no turismo e na industria que é de todos nós.
Como sabem, sou empresário e como empresário tinha muito a dizer. Não sou político, nem frequentei essa escola. Frequentei outra, que muito me ensinou, e que pouco se encontra nos tempos que correm. Fui desde menino trabalhador na agricultura, e em tudo que demais fosse necessário. Eram outros tempos, em que a pobreza e o trabalho não se estranhavam, porque eram o dia-a-dia. Tudo advinha do esforço e da vontade que ele se viesse a concretizar no que precisávamos.
Cresci com vontade de ser mais e conseguir mais. Construí um negócio que nos desse isso. Nunca tive grande sucesso na escola, pois tinha de trabalhar. Eu queria ir, e fazer acontecer! Consegui. Consegui com a ajuda de todos vós e da minha família. Com os meus filhos a empresas subiram para outros patamares como já é notório. O Boca de Sapo feito em pedra é exemplo disso.
Nunca tivemos um emprego, mas tivemos muito trabalho. Como é do conhecimento geral estou reformado da Guarda Fiscal, mas ainda lá, assentei muito tijolo pago ao metro quadrado. Tinha de ser assim. Porque só se consegue alguma coisa com trabalho e é o trabalho dignifica o homem.
Agora não é diferente. É com muito trabalho que Mangualde se torna o que sempre quisemos, precisamos e ainda não tivemos! Quero fazer parte de uma solução para o concelho. Sou um homem de construção e Mangualde tem muito por construir!
Quando considero que algo é mal feito, ou deveria ter sido feito e não foi, eu denuncio-o. Como sabem nas páginas do jornal Renascimento já correu muita tinta. Porque as pessoas têm de ser responsabilizadas e chamadas a responder pelo incumprimento das suas promessas. Porque em oito anos de mandato da atual presidência nada fez. E nada fez em relação às expetativas surreais que criou.
Todos nós nos lembramos que em 2009, o então José Sócrates fazia de Mangualde o seu paradeiro, numa sede de campanha que veio a criar a ilusão nos mangualdenses que seria com a atual Presidência que Mangualde iria dar um salto qualificativo no desenvolvimento e na senda do progresso. Volvidos estes 8 anos de mandato damos conta que todas as promessas eram fogo de vista. E volta a prometer.
Temos o quartel da GNR, sim, temos, uma grande obra, esta é uma grande obra mas tem a chancela do PSD foi no governo do PSD.
Agora desculpa-se com a dívida e que baixou a dívida. Ora, eu até diria que se é verdade que a baixou, também é verdade que a podia ter baixado muito mais. Bastava não ter gasto 2 milhões em avenças, com amigos e ajustes diretos. Além disso, lidar com a dívida não é desculpa suficiente para não investir no progresso. A Zona Industrial do Salgueiro continua com as mesmas delimitações e sem incentivo a que novas empresas se fixem e radiquem em Mangualde, e que com elas cresça o emprego no concelho. Dizem que até investiram, pois pintaram placas e ordenaram os espaços por letras... Não chega. Não pode chegar. É pouco, amigo João.
A bandeira do atual executivo para chegar ao poder foi terem uma linha direta ao seu amigo Sócrates e acondicionarem a lagoa a céu aberto na lavandeira, todos nós nos lembramos. Volvidos estes oito anos está tudo de igual forma. E desta volta não só em Mangualde, mas pelo Concelho fora. De norte a sul do concelho e este a oeste sente-se um ambiente nauseabundo, que é urgente tratar. Eu sei e muitos sabem onde existem estas desgraças pelo concelho fora.
Precisamos de devolver a política ao povo, porque é esse o significado de democracia. Enquanto Presidente da Assembleia é essa a minha intenção. Será sempre essa a minha campanha e o meu propósito. Quero ser um Presidente da Assembleia interventivo, com os seus membros e com o povo. Quero que se torne num espaço de verdadeira discussão de questões da praça pública, onde as pessoas possam encontrar soluções e deem o seu contributo.
A Assembleia deve ser isenta de interesses alheios e é o meu objetivo que assim seja. É o espaço político em que o público tem o direito de expressar as suas preocupações e colocar dúvidas, que vê respondidas. É a ponte entre a política e o povo. E deveriam haver mais! Como Mangualdense, e vosso conterrâneo, será esta a minha prioridade: ouvir-vos.
Aproveito esta ocasião para agradecer o apoio e amizade de todos em geral. Conseguiremos dar um novo rumo a Mangualde!
Por fim um sinal de esperança. Estou e estarei sempre em favor dos mais necessitados, para mim todo o ser humano tem a mesma importância, os deformados, rejeitados, doentes, humilhados, explorados, famintos, sujos ou abandonados. É este o meu propósito, é esta a minha vontade. Mais ainda. Estou aqui para trazer paz. Paz de espírito e paz na vida política.
Obrigado a todos e até já.
Quero dizer que, como Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde, todos vós sabeis onde me encontrar, em qualquer uma das minhas empresas ou, por aí.
Nunca me calarei e estarei sempre ao vosso serviço.
Obrigado a todos.

IMAGINANDO

francisco cabral
Parte 22
Continuação parte 21
Confirmei que cada côr está ligada ao Universo  através de um Raio ou Chama Cosmicos, e para cada dia da semana há um que predomina, e tem a regência de Um Mestre, Arcanjo e Elohim.(Alta vibração mais próxima do Absoluto). Ao contrário da nossa hierarquia os Seres mais elevados estão ao serviço dos Seus, nos patamares abaixo.(Ex: Um Elohim está ao Serviço de um Arcanjo e um Mestre e assim sucessivamente)
Tornar-se assinante para continuar a ler...

SANFONINAS

dr. jose
Ir e vir, vir e ir…

O tema nada tem de novo e, bem analisadas as nossas vidas, mais ou menos curtas ou longas, certo é que sempre ouvimos dizer a amigos e a familiares que tinham família dispersa por aqui e por ali. E não apenas no território nacional, onde, manda a tradição, gente do interior demanda o litoral (e regressa, pelas festas, «à terra») ou ensaia mesmo trajectos mais diferenciados.
Tornar-se assinante para continuar a ler...

CONSULTÓRIO

dr. raul
Os ácaros domésticos e as alergias respiratórias
O que são os ácaros e por que se fala tanto neles?
O roçar do nosso corpo nos lençóis da cama faz com que descamemos cerca de sete gramas de pele, cada semana. Os ácaros são uns animaizinhos de dimensões microscópicas, que se alimentam dos restos dessa pele, que vai ficando nas roupas das camas e nos colchões. Tornar-se assinante para continuar a ler...

Loja Social de Mangualde apoia o Concelho há 5 anos

O projeto “Mangualde Social Mais” celebrou, no dia 14 de setembro, o seu 5.º aniversário. Para assinalar a data, as instalações da Loja Social acolheram dois workshops sobre “Escolhas Saudáveis”, dirigidos à população. Clarificar os participantes sobre o funcionamento da Loja Social e fornecer estratégias de gestão de organização doméstica foram os objetivos das duas sessões, que decorreram ao longo do dia.
Recorde-se que a Loja Social de Mangualde surgiu, em contexto de crise, com o intuito de ajudar aqueles que se depararam com dificuldades socioeconómicas e, até ao momento, já apoiou 276 agregados familiares. O sucesso do projeto deve-se ao trabalho em rede que sustenta a Loja Social, do apoio dos parceiros e da disponibilidade dos voluntários. É, também, graças ao espírito voluntário da população mangualdense, que a “Mangualde Social Mais” tem conseguido dar resposta a muitas situações de carência.