Arquivo mensal: Outubro 2017

EDITORIAL Nº 717 – 15/10/2017

serafim tavares
Caro leitor
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o apoio a todos os Mangualdenses que depositaram confiança em mim. Quero dizer que vou cumprir escrupulosamente o mandato que me foi confiado ao serviço de todos e para todos, com o intuíto de valorizar a nossa terra.
Assumo, com tristeza, que foi a maior derrota que o PPD/PSD Mangualde teve desde 1974. Ficam as lições e a necessidade de repensar o posicionamento do partido, mas com justiça e transparência.
Assumo também a minha quota de responsabilidades. Deviamos ter garantido desde cedo que estavamos preparados para dar uma resposta adequada às necessidades de Mangualde. Deviamos ter estruturado uma política vencedora e modernizar os alicerces da nossa campanha.
Resta-me agora, com muita honra e humildade, cumprir os desígnios do mandato para o qual fui empossado. Isso vamos cumprir, está nas nossas mãos, a minha equipa tem também esta vontade acérrima.
Os mangualdenses conhecem-me e sabem bem do que sou capaz. O que vou dizer para muitos não é novidade.
Vou ter este mandato a cumprir na Assembleia Municipal de Mangualde e vou-me colocar à prova para os mangualdenses me julgarem como já aconteceu a quem esteve na vereação e Assembleia. Ao fim destes quatro anos faço um balanço do que fui, consulto a opinião pública, e com expetativa ambiciono atingir os resultados a que me proponho. Se contas feitas, entender que reúno as condições desejadas para o bem do concelho, então poderei equacionar continuar numa progressão política, no papel que para mim for adequado. Caso contrário, cessarei a minha participação política pois não ambiciono ter um lugar de poder sem serviço público. Estarei só para valorizar a nossa terra.

Abraço amigo,

“APRENDER EM FESTA” DÁ PALCO AO CINEMA DE ANIMAÇÃO EM MANGUALDE SESSÕES DESTINAM-SE AO 1.º CICLO E AO ENSINO SECUNDÁRIO

Para assinalar o Dia Internacional do Cinema de Animação, que se comemora a 28 de outubro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, promove a iniciativa “Aprender em Festa”, em parceria com o Cine Clube de Viseu. Haverá sessões de cinema dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira), e aos alunos do Ensino Secundário, a 30 e 31 de outubro (segunda e terça-feira).
Centenas de cidades por todo o mundo dedicam o mês de outubro à animação. Mangualde faz parte desse conjunto e, no final do mês, o Cinema de Animação vai ser a vertente cultural em destaque no concelho.
Os mais novos vão poder assistir a curtas-metragens de vários realizadores, feitas entre 2014 e 2017, numa parceria com a Casa da Animação. As sessões têm a duração de 55 minutos e incluem histórias animadas, de lirismo e fantasia. O programa conta com filmes feitos, na sua maioria, com recurso ao desenho animado, demonstrando a diversidade de formas e ritmos que a técnica permite e a capacidade que o cinema de animação tem de construir histórias e criar personagens sem constrangimentos do que é real.
Os filmes escolhidos para os alunos do 1.º Ciclo têm em atenção as exigências percetivas dos mais novos, intensificando a experiência de ver cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e o desenvolvimento de várias competências criativas.
Já os alunos do Ensino Secundário vão poder assistir ao filme “Paula Rego Histórias & Segredos”, realizado por Nick Willing, no Reino Unido, em 2017. Com a duração de 92 minutos, a longa-metragem revela pela primeira vez Paula Rego, mãe do cineasta. Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, surpreende o seu filho com histórias e segredos da sua vida excecional. O resultado é um filme frontal, descomplexado e desconcertante, sem precisar, para isso, de recorrer a mais do que o que tem à sua frente: uma câmara, uma pessoa que conta histórias, uma imagem fixa que se abre a mil leituras.
A participação nas sessões tem um custo de 1€ por aluno.

GRUPO DE MULHERES DA FREGUESIA DE S. JOÃO DA FRESTA PROMOVE LANCHE CONVÍVIO

DSC03381
Procurando promover a união e o são convívio, um grupo de mulheres da Freguesia de S. João da Fresta organizou um lanche convívio na tarde do dia 15 de outubro.
Foram cerca de 30 mulheres que se uniram em confraternização em Pinheiro de Tavares no largo de Nª Srª da Purificação.
No final a alegria e satisfação de todas era notória, tendo ficado já agendado um novo convívio para a época de S. Martinho.

leituras enfeitiçadas invadem mangualde “SEXTAS DA LUA” REGRESSAM COM CAMINHADA, CONTOS E LENDAS TRADICIONAIS

No dia 31 de outubro (terça-feira), Mangualde volta a celebrar o Halloween com mais uma edição de “Leituras Enfeitiçadas”. Sob o mote “Contos e lendas tradicionais associados a Mangualde”, integra o projeto “Sextas da Lua” de outubro e vão invadir a cidade a partir das 20:30, com concentração no Largo Dr. Couto. A iniciativa é organizada pela autarquia mangualdense através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
O programa começa com uma Caminhada Enfeitiçada pelas ruas mangualdenses, até à Biblioteca Municipal, onde haverá performances e leituras que se aliam a divertidas imagens de bruxas e abóboras tornando a noite ainda mais mágica. Depois, serão reinterpretados lendas, costumes e tradições relacionados com Mangualde, pela Zunzum, uma Associação Cultural sediada em Viseu. Esta uma organização sem fins lucrativos tem como objetivo abraçar a cultura como saúde pública, levando-a a mais públicos. A Zunzum pretende tornar-se no principal palco de criação de produtos culturais e de trabalho de novos artistas em Viseu.
Tal como nas edições passadas contaremos com o apoio de alguns parceiros da comunidade, tais como os Escuteiros, Agrupamento de Escolas, entre outros.