Arquivo mensal: Junho 2018

EDITORIAL Nº 733 – 15/6/2018

serafim tavares
Caro leitor,
Quis o destino que em Mangualde fosse implementada a Fábrica Citroen, conhecida como PSA. Desde a sua origem até aos dias de hoje, Mangualde tem sido sempre conhecido como a cidade da fábrica Citroen, que é também uma marca de Mangualde e, desta feita, foi realizada uma iniciativa no fim de semana transato pelo clube 2CV de Mangualde, do qual sou sócio, fundador e tesoureiro nos seus órgãos.
Este Clube de 2CV organizou o 6º encontro nacional nos dias 8, 9 e 10 e a cidade ficou assim mais colorida e animada com movimento durante toda a semana de 2CV de quase todas as cores.
Desde os anos 60 que a Citroen Lusitânia catapultou o concelho de Mangualde e concelhos vizinhos para uma indústria até então nunca vista. Isto porque, naquele tempo, muita metalomecânica para a indústria automóvel era feita por cá, exceto motores e pouco mais. Mangualde, que era conhecido até então pelos armazéns de lanifícios, tornou-se assim numa vila vocacionada para a indústria, até mesmo aos dias de hoje. Mangualde continua na atualidade a demarcar-se pela agenda da indústria, fabricando a propósito da Citroen PSA, um carro Boca de Sapo DS todo feito em pedra, bastante apreciado pelos visitantes da cidade.
Granitos Pimentel e Tavares continua de portas abertas para construir novos carros em pedra, sob a alçada do Engº Luís Tavares, responsável da mesma.
A maioria dos mangualdenses desejam um carro 2CV em pedra para a rotunda de acesso à A25, à escala real, com semelhança do Boca de Sapo DS.
A quem competem estas responsabilidades é só contatar os Granitos Pimentel & Tavares, Ldª, que continua de portas abertas para esta outra grande obra a embelezar as rotundas de Mangualde.

Um abraço amigo,

A Motivação como motor

Ana Cruz
É sabido e assente, que uma pessoa tem necessidades que constituem a sua natureza única. De tal forma esta ideia está difundida, que consideramos senso comum quando alguém não está satisfeito nas necessidades humanas básicas está em desequilíbrio (“..um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afeções e enfermidades” OMS)
Maslow (1908-1970) foi o grande impulsionador do estudo acerca das Necessidades Humanas em conjunto com os colegas da área da psicologia que lhe eram contemporâneos.Tornar-se assinante para continuar a ler...