CONSULTÓRIO

dr. raul
COMO VESTIR O BEBÉ NO INVERNO?
Nem muito frio, nem muito calor!
Os bebés são difíceis de vestir. E quando estamos no inverno, as passagens do exterior gelado para os interiores aquecidos, muitas vezes sobreaquecidos, não são fáceis de gerir.
Como vestir, então, os bebés no inverno?
Porque é que é necessário vestir convenientemente um bebé durante o inverno e protegê-lo do frio?
O sistema de regulação térmica, que permite manter a temperatura do corpo nos 37 º C, não está ainda amadurecido nos primeiros meses de vida. Os bebés sofrem, bastante mais do que nós, com o frio (ou com o calor, mas agora estamos no inverno!) Além disso, eles não têm a mesma facilidade do que nós, mais velhos, para exprimir o desconforto, e cabe aos pais a decisão de como os vestir.
Eis alguns conselhos:
Bebés no inverno: não proibir as saídas
Primeira coisa a lembrar: não é porque faz frio que o bebé não pode sair. Não há dúvida que nas primeiras semanas, se faz muito frio, convém guardá-lo das intempéries, mantendo-o quente, ou protegido ao máximo; mas, a partir dos dois meses as crianças podem sair sem problemas, num carrinho – apenas convém evitar o nevoeiro. Certamente que também deve estar ao abrigo da chuva. Desde que tomem em consideração estes conselhos, as saídas são sempre benéficas para estes seres pequeninos.
Como manter um bebé quente durante o inverno?
Cobrir bem a cabeça: desproporcionada em relação ao resto do corpo e praticamente sem cabelos a maior parte do tempo, a cabeça é a responsável por uma importante perda de calor nos bebés. Toucas, bonés, ou carapuços são muito importantes e devem ser usados sempre que a criança saia rua.
Não esquecer as extremidades: as mãos e os pés arrefecem mais depressa que o resto, pelo que é importante cobri-los com cuidado e verificar se a criança não se foi desembaraçando das luvas ou do calçado.
Multiplicar as cobertas: primeiro porque ajudam a desembaraçar o bebé mais rapidamente quando entra num ambiente mais aquecido, além disso são um bom meio de lutar contra o frio, porque o ar entre duas cobertas é, também, isolante.
Como saber se o bebé tem calor ou frio?
Um bebé que tem muito calor vai transpirar e respirar com barulho. Um bebé que tem muito frio terá as mãos muito frias (na dúvida pode, também, verificar a temperatura do pescoço ou do antebraço).
E-mail: amaralmarques@gmail.com