PELAS RUAS DE MANGUALDE AINDA SE MANTÉM A TRADIÇÃO DAS JANEIRAS

DSC04782

DSC04812

DSC04816

DSC04817
O cantar as Janeiras é uma tradição que junta pelas ruas, grupos de pessoas a cantar músicas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo.
Antigamente estes grupos iam de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias.
Hoje em dia, a tradição de andar de porta em porta, tem vindo a diminuir e tem dado lugar aos vários encontros de cantadores de janeiras, normalmente organizados pelos grupos folclóricos locais.
No concelho de Mangualde ainda se procura manter a tradição das Janeiras. Assim, de há uns anos a esta parte, a Orquestra Juvenil + Música do Agrupamento de Escolas de Mangualde, tem dado um brilho e alegria especial às ruas de Mangualde, onde, à porta dos estabelecimentos comerciais e das várias instituições cantam as janeiras e, ao mesmo tempo, procuram angariar fundos para manutenção e aquisição de material de apoio para o funcionamento da Orquestra. De salientar o ótimo trabalho desenvolvido pela Orquestra e a generosidade de todos os que contribuíram dando “umas janeirinhas”. Salientamos a oferta da Câmara Municipal que, já anteriormente havia mostrado disponibilidade, para a aquisição de novas tshirt›s para todos os elementos da Orquestra e Escola de Formação.
Além desta tradição do cantar das janeiras pelas ruas, em Mangualde realizam-se também vários encontros de cantadores de janeiras, que juntam sempre um grande número de grupos folclóricos e associações que ainda procuram manter viva esta tradição.
Renascimento pode assistir ao encontro que teve lugar na tarde do passado dia 6 de janeiro, na Igreja Paroquial de Mangualde. Este encontro de Cantadores de Janeiras e Reis reuniu 18 grupos que, com diversas músicas e atuações juntaram centenas de pessoas para ouvirem a Amarte – Associação pelo Movimento, Arte e Terapia; a Orquestra Juvenil “+ Música” – Agrupamento de Escolas de Mangualde; o Rancho Folclórico “Os Azuraras” de Quintela; o Rancho Folclórico Vale De Açores; o Grupo de Cantares de Sobral de Pinho; o Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa; a Associação Sons de Adside; o Grupo de Cantares da Associação Cultural Azurara da Beira; o Agrupamento de Escuteiros 956 Repeses; o Rancho Folclórico das Termas do Carvalhal; o Grupo de Cantadores de Janeiras de Lalim; o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão; o Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara; o Rancho Folclórico do Centro Social Cultural de Orgens; a Tuna da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco; o Rancho Folclórico de Torredeita; o Rancho Folclórico Flor do Sabugueiro; e o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira. Esta iniciativa foi organizada pela Fundação Inatel e teve o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.
Mais do que palavras, deixamos algumas imagens das Janeiras pelo Projeto +Música do Agrupamento de Escolas de Mangualde pelas ruas de Mangualde e do Encontro de Janeiras e Reis na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.