Renascimento – Parabéns

Foto
92 Anos
No dia 20 de Janeiro o Jornal Renascimento completa 92 anos de existência.
Desde já os meus mais sinceros Parabéns.
Pela mão do Dr. José Henriques Pereira Júnior, seu Fundador, Proprietário e Director, o primeiro número saiu em 20 de Janeiro de 1929. Um periódico quinzenal e regionalista.
Já em artigo publicado neste Jornal em 1 de Novembro de 2018, abordei a Imprensa em Mangualde desde 1867 até aos nossos dias, focando a acção decisiva que o Jornal Renascimento tem tido ao longo da sua vasta existência.
Convém perceber como era Portugal em 1927, para se avaliar o gesto heróico do Dr. José Henriques Pereira Júnior.
A Monarquia termina em 5 de Outubro de 2010. Segue-se um período Republicano caracterizado pela instabilidade e violência. Caem governos a seguir a governos. Entramos na Primeira Guerra Mundial (1914/1918), onde morrem milhares de portugueses e que arrasta o País para a pobreza Este clima de insegurança, de instabilidade leva o País a uma Ditadura Militar. Estamos em 1926 e dá-se o Golpe de 28 de Maio que numa primeira fase colheu a aprovação de muitos republicanos e democratas.
O Jornal Renascimento aparece em 20 de Janeiro de 1927. No mês seguinte, Fevereiro dá-se uma violenta Rebelião Militar. Morrem dezenas de pessoas no Porto e em Lisboa. Centenas de feridos. É nesta situação difícil e conturbada que nasce o Jornal Renascimento. É preciso ter coragem e princípios democráticos muito fortes para lançar um Jornal.
Em 1928, sai da Universidade de Coimbra, uma figura que vai marcar a História de Portugal. António de Oliveira Salazar é convidado para Ministro das Finanças.
Em 1933, a Nova Constituição institucionaliza o Estado e dá azo ao Estado Novo.
António de Oliveira Salazar é o Presidente de Conselho de Ministros, cargo que ocupa até 1968.
O Jornal Renascimento passa pela Ditadura, Estado Novo, Revolução de 25 de Abril e período Democrático actual. Quatro gerações, presente, firme, dando o seu contributo para o desenvolvimento da Região e do País. Muito trabalho, muita força de vontade, muita coragem e acima de tudo muito amor e dedicação.
Não podemos esquecer o seu fundador. Conheci e convivi bastante com o Dr. José Henriques Pereira Júnior. Além de Proprietário e Director do Jornal Renascimento, era também proprietário da Farmácia Pereira (era licenciado em Farmácia) e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
Pois foi também por sua iniciativa que foram criados os Bombeiros de Mangualde. Pela sua pena e no seu Jornal Renascimento, lança a ideia da sua criação e necessidade para o Concelho de Mangualde. Essa notícia é publicada em 1 de Setembro de 1928 e reforçada novamente em 1 de Fevereiro de 1929. E é ainda no Renascimento que se abre a subscrição pública para a angariação de fundos para possibilitar a concretização do Corpo de Bombeiros.
Daqui se pode ver a garra de um Homem que vive os problemas e os anseios da sua terra. Pela minha parte um Bem Haja eterno.
E para finalizar, não podia deixar de salientar a dedicação do actual Director Serafim Tavares. Não é fácil nos tempos actuais manter um jornal. E o Renascimento nesse aspecto funciona muito certinho. No dia certo, aqui no Porto, pelo correio, recebo o exemplar de acordo com a assinatura que fiz.
E para que o Jornal Renascimento prossiga no tempo, todos nós somos poucos para o ajudar.
Um Bom Ano de 2019