CONSULTÓRIO

dr. raul
O ALHO E O COLESTEROL!
SERÁ QUE O ALHO IMPEDE A FORMAÇÃO DO COLESTEROL?
É do conhecimento comum que o alho tem efeitos benéficos sobre o organismo e um deles é sobre o colesterol. E já são numerosos os estudos e os testemunhos que dão crédito aos méritos do alho no tratamento da hipercolesterolémia.
Quais são os efeitos do alho sobre a taxa do colesterol?
Os numerosos estudos clínicos feitos para demonstrar a eficácia do alho no tratamento da hipercolesterolémia (excesso de colesterol no sangue) têm mostrado que, em relação a um placebo (uma substância ou alimento inerte), o alho reduz significativamente a concentração do colesterol total.
Mas, esses mesmos estudos mostram que o benefício do alho sobre a diminuição do colesterol tende a desaparecer se se tomar em atenção a qualidade global da alimentação.
Com efeito, com um regime alimentar de excelente qualidade, a diferença entre o alho e o placebo atenua-se.
Assim, o efeito do alho é modesto face a uma alimentação de boa qualidade. O que seria de esperar, uma vez que uma alimentação saudável e equilibrada não é causadora de elevação do colesterol.

Na prática o que é a hipercolesterolémia?
Trata-se de um aumento anormal da taxa de colesterol no sangue.
Para se fazer o diagnóstico é indispensável efectuar dois doseamentos do colesterol no sangue com, pelo menos, um mês de intervalo. Considera-se hipercolesterolémia quando o seu valor é superior a 200 - 250 mg/ml.
Para baixo desse valor, um indivíduo pode considerar-se hipercolesterolémico se tiver dois dos seguintes factores de risco: sexo masculino, fumador, hipertenso, diabético, antecedentes familiares, taxa de HDL do colesterol baixa.
A elevação tem em conta uma subida normal do colesterol com a idade que, a partir dos 30 anos, é à volta de 0,1 mg/ml por cada dezena de anos.
Em caso de dúvida, as duas variedades de colesterol são doseadas separadamente: o HDL que protege contra o risco de doença coronária e o LDL que, inversamente, o aumenta.
Mesmo que, se a curto prazo, uma hipercolesterolémia não dê sintomas ela vai complicar-se, com o correr do tempo, por uma arteriosclerose (espessamento da parede das artérias).
Que fazer em caso de hipercolesterolémia?
Comer só o alho não vai resolver todos os problemas
É indispensável reduzir, ou mesmo eliminar, os alimentos ricos em colesterol: as carnes gordas, a charcutaria, a gema do ovo (um máximo de seis por semana).
Ao mesmo tempo aconselha-se diminuir o consumo de ácidos gordos saturados de origem animal e passar a consumir ácidos gordos insaturados contidos, por exemplo, no azeite e os ácidos gordos polinsaturados contidos no óleo de colza e nos peixes.
E ir comendo o alho…
Mas, se ao fim de três meses este regime não conduzir a uma diminuição suficiente da taxa do colesterol, o médico deverá, provavelmente, prescrever uma solução que passe pela introdução de uma medicação apropriada.
E-mail: amaralmarques@gmail.com