CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DSC04947

DSC04941

DSC04971
“O papel da Mulher no mundo Muçulmano” foi o tema da conferência organizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A sessão realizou-se no passado dia 9 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves que se encontrava completamente cheia.
A sessão teve início com a intervenção da Vereadora Maria José Coelho, que cumprimentou todos os presente destacando depois, o papel da mulher, os seus direitos na sociedade que, ao longo dos tempos têm vindo a ser reconhecidos numa conquista gradual que ainda não terminou.
Salientou ainda, o nome de duas mulheres que muito contribuíram para engrandecer o concelho de Mangualde, de tal forma que, os seus nomes foram perpetuados nas Escolas Ana de Castro Osório e Felismina Alcântara.
Maria José Coelho, mostrou a sua satisfação por, naquela noite, se homenagearem “mulheres ligadas ao ensino, numa época em que a igualdade ainda não era levada a sério” e tudo deram de si, pelos seus alunos e pelo concelho, tendo lecionado num dos mais reconhecidos estabelecimento de ensino da época, o Colégio de S. José e Stª Maria, nesta cidade. Deixou ainda o repto, para que seja possível replicar os belos saraus que se realizavam no Colégio primeiramente, e, mais tarde no Cine Teatro de Mangualde, espaço este onde, referiu “espero daqui a 2 ou 3 anos poder replicar estes saraus”.
A finalizar, a vereadora da Ação Social, deixou bonita mensagem para todas as mulheres “nunca seremos suficientemente boas para os outros, mas seremos sempre perfeitas para quem nos merece e saiba merecer”.
Seguidamente, João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, começou por cumprimentar particularmente as mulheres, estendendo depois o cumprimento a todos os presentes.
Salientou na sua intervenção o papel da igualdade e a necessidade desta para a construção de um concelho e país melhores e, neste sentido, a contribuição dada ao concelho pelas homenageadas da noite, Drª. Maria Arminda Abrantes Amaral; Drª. Branca Leal Carolino; Drª. Teresa Almeida Cruz; Drª. Teresa Falcão e Cunha Trindade de Oliveira; e Drª. Maria Luísa Abrantes de Oliveira Correia que representam muitas décadas de cultura e formação.
A finalizar, João Azevedo, de forma sentida demonstrou publicamente o orgulho que tem na sua irmã, uma mulher que vingou num mundo que “pertence” aos homens, salientando “também com ela aprendi a respeitar as mulheres”.
A sessão continuou e foi dirigida pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, docente da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, durante a qual abordou a situação atual – familiar, legal, política, cultural… - da Mulher no mundo muçulmano.
A oradora, começou por cumprimentar todos os presentes e agradecer o convite que lhe foi endereçado pelo Dr. João Carlos Alves.
O seu vasto conhecimento da realidade da mulher do mundo muçulmano deve-se ao fato de durante 5 anos ter vivido em Rabat e ali ter tido a possibilidade de presenciar e vivenciar por dentro o papel da mulher.
Salientou que é difícil falar da mulher de Marrocos “não há uma mulher em Marrocos. Há uma série de ambiguidades, paradoxos, contradições”.
A apresentação da Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro foi realizada com base na sua impressão, a impressão de uma portuguesa, como fez questão de referir. Uma espécie de diário, fragmentos, pedaços de uma memória viva, divididos em 14 quadros acompanhados por 40 imagens que permitiram aos presentes conhecer um pouco esta realidade tão diferente da nossa.
Após as intervenções tiveram lugar as homenagens às cinco mulheres mangualdenses, ex-docentes dos emblemáticos Colégios de S. José e de Santa Maria tendo terminado a noite com um momento musical protagonizado pelo Projeto “+ Música” da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde, onde, também aqui, o repertório foi selecionado por forma a homenagear a Mulher.