REFLEXÕES

DSC03818
GRUMAPA - Grupo Mangualdense de Apoio e Protecção dos Animais
Contributos para a história de Mangualde
Estávamos já bem dentro de 1997 e nós a braços com mais problemas. Não podíamos perder a oportunidade de conseguir o novo terreno. Permuta…permuta… Sem a colaboração da Autarquia não víamos nenhuma hipótese. Agendamos então uma reunião com o senhor Presidente, ao tempo senhor Engenheiro Barreiros. A nossa abordagem deixou-o estarrecido! Não lhe passava pela cabeça tamanho “disparate”!! A Câmara colaborar na aquisição de um terreno para uma associação que pretendia proteger animais ?!!! Mas como!!! “todos os dias há pessoas a subirem estas escadas a pedirem-me apoio para o arranjo de casas degradadas, de caminhos, de espaços públicos nas povoações, etc etc…. vêm agora pedir para os animais? Era só já o que faltava”!… Bom, a nenhuma receptividade não nos desiludiu, porque nós sabíamos bem, como muitas pessoas estavam a ser exigentes para terem, ao menos, um mínimo de bem - estar nas suas vidas. Sabíamos bem que as verbas não se multiplicavam nos cofres autárquicos e compreendíamos que a posição de um chefe autárquico seria, de imediato, não ceder a propostas que entendia não se coadunarem com as exigências da comunidade. Não ficamos por isso desiludidos. Sabíamos, sim, que teríamos de insistir tantas vezes quantas fossem necessárias, para provarmos que esta causa também reflectia grande sensibilidade e sentido de compaixão pelos que sofrem, quaisquer que sejam … E tantas vezes batemos à porta do Gabinete e com tantos argumentos, que o descoroçoado Presidente percebeu que teria mesmo de nos atender o pedido, para salvação da sua sanidade mental…! Nesse dia o sol nasceu duas vezes para nós.
E aqui chegados, começamos a movimentar-nos para desenvolver todo o processo que antevíamos moroso. A par disto continuámos a acudir dentro das possibilidades aos inúmeros animais que a cada passo eram encontrados num estado físico deplorável. Eram instalados na minha própria casa, em todos os espaços possíveis que me permitiam dar- lhes conforto e prestar todos os cuidados de saúde e alimento a expensas próprias, já que não havia vislumbre de colaboração de ninguém…
Entrámos entretanto em 1998. Ano de eleições. E as nossas negociações iam-se arrastando, até que finalmente o acordo foi firmado - Grumapa, Junta de Freguesia da Mesquitela, Câmara Municipal – entrava o nosso primeiro terreno, a venda pela Junta de Freguesia dos pinheiros ardidos e a participação da autarquia, aos poucos, consoante as necessidades. Finalmente! Foi um alívio!
Entretanto chegam as eleições e os destinos do Concelho mudaram de mãos. Entrou para Presidente o Dr. Soares Marques. Éramos colegas no IPV e mantínhamos um óptimo relacionamento. Sempre gratos ao Presidente cessante, ia começar para nós mais uma importante etapa. E as forças ainda não nos faltavam…
Abril 2019