IMAGINANDO

francisco cabral
SINTRA
Continuação
Regressando à parte esotérica de Sintra encontramos a Quinta da Regaleira, sendo seu nome histórico “Palácio do Monteiro dos Milhões” que além de ser um local com diversas passagens subterrâneas, se supõe estarem ligadas às Serras de Montejunto e Arrábida. A ligação à Serra da Arrábida é tão funda, ao ponto de passar por baixo do Rio Tejo. Nesta Quinta  há um poço chamado  Poço Iniciático, ou Torre Invertida com cerca de trinta metros de profundidade e seis metros de largura com uma escadaria em espiral, suportada por várias colunas. No fundo deste Poço e embutido em mármore, encontra-se uma estrêla de oito pontas (quatro maiores ou cardeais e quatro menores ou colaterais) sobre uma Cruz Templária que simultaneamente é indicativo  da Ordem Rosacruz.
Acredita-se que era usado em rituais de iniciação à Maçonaria e a sua explicação poderá ser encontrada na Obra do Conceito Rosacruz do Cosmos.
Esta Quinta também designada por Quinta da Torre, após ter sido vendida repetidas vezes entre 1697 e 1840, é adquirida pela Baronesa da Regaleira, filha de um poderoso comerciante do Porto, que a transformou num belo palacete com capela e jardim, servindo para local de recolhimento.
Ainda e posteriormente após várias vendas, em Março de 1997 tornou-se propriedade da Câmara Municipal de Sintra, Sede Social da Fundação CulturSintra.  A sua construção actual ocorreu entre 1900 e 1910 e deve-se a António Augusto Monteiro e o arquiteto italiano Luigi Manini.
Para o leitor fazer uma ideia  e com ajuda de algumas buscas, destaco no  interior  suas salas, assim como o exterior.
A Sala de Jantar, composta por uma grandiosa lareira sobressaindo o tema da caça, executado em cantaria. O mosaico veneziano em múltiplas cores e a parte arquitetónica da abóboda, dá-nos uma imagem do ciclo de vida.
A Sala Octogonal, é uma réplica do Convento de Cristo em Tomar.
A Sala dos Reis é uma antiga Sala de Bilhar onde se reunia a realeza.
Já no exterior e à esquerda do Palácio, temos a Capela. Ambos se ligam através de um acesso subterrâneo. A Capela estilo neomanuelino (corrente revivalista que se desenvolveu no seio da arquitetura e das artes decorativas entre os séculos XIX e XX com o objetivo de recuperar certos elementos do passado), faz uma alusão aos ciclos Mariano e Crístico, destacando-se as cenas da Anunciação e coroação de Maria. Simboliza a Ordem de Cristo, herdada à Ordem dos Templários.
Também no exterior, temos a Álea dos Deuses, onde se encontram alinhadas estátuas de divindades clássicas, tais como Vénus, Dionísio, Hermes, etc.
Existem ainda dois torreões e um mirante central, que formam o Portal dos Guardiães, com um túnel que leva ao fundo do Poço Iniciático, ou Torre Invertida.
Quem visita este Palácio, fica deslumbrado ainda, com a sua vegetação que lhe dá uma beleza maravilhosa que quase se supõe num cenário dos lindos filmes de Walt Dysney.
Continua
sintra2

sintra1
fjcabral44@sapo.pt