SOCIEDADE FILARMÓNICA LOBELHENSE CELEBRA 156 ANOS

FB_IMG_1560246749191
CERCA DE UMA CENTENA DE PESSOAS ESTIVERAM PRESENTES, DESDE MÚSICOS, DIRIGENTES E HOMENAGEADOS
No passado dia 8 de junho, a Sociedade Filarmónica Lobelhense celebrou 156 anos, num almoço convívio que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, desde antigos músicos, dirigentes e homenageados. O momento contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes.
A Sociedade Filarmónica Lobelhense foi fundada em 25 de maio de 1863, tendo sido registada em Cartório Notarial em Viseu com o nome de “Contrato e Aprendizes de Música”. Foi seu fundador o Senhor António José Monteiro Mortede.
A Escola de Aprendizes de Música iniciou-se com cerca de 15 alunos. Foram Maestros da Sociedade Filarmónica António Dias Balbim de Freitas, António José Monteiro Mortede, António Monteiro de Rego, António Ribeiro das Neves, José Pinto Rosa, Alberto Santos Pinto, Júlio Teles Ferreira, Manuel Santos Costa, António Monteiro Fernandes, António Almeida Amaral, António Abrantes Neves, António Manuel Henriques Serra e José Carlos Ribeiro Abreu. A Associação denominada Sociedade Filarmónica Lobelhense foi constituída por escritura em 9 de abril de 1982, tendo como finalidade a Promoção Cultural dos Sócios, através da Educação Cultural e Ação Recreativa, visando a sua formação humana integral e encontrando-se aberta a pessoas de ambos os sexos.
Atualmente a Banda Filarmónica é formada por trinta e seis executantes, existindo paralelamente uma Escola de Música frequentada por dez alunos oriundos da freguesia e de aldeias vizinhas. É seu Maestro o Senhor Bruno Correia.
Do programa de comemorações constou o desfile e saudação à aldeia, seguido de missa e romagem ao cemitério onde foi depositada coroa de flores pelos elementos já falecidos. Após o almoço teve lugar um concerto pela Banda aniversariante e já no final da tarde foi partido o bolo de aniversário.