UTENTES DE IPSS VISITARAM Arquivo Municipal

1 (3)
A Câmara Municipal de Mangualde assinalou o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, abrindo as portas do Arquivo Municipal aos utentes de algumas IPSS do concelho, nomeadamente Centro Social e Paroquial de Abrunhosa-a-Velha e Centro Social Paroquial de Chãs de Tavares. Com esta iniciativa, o Município de Mangualde sublinhou a importância da salvaguarda e da difusão do património documental existente, no sentido de permitir a todos os públicos conhecer e reconhecer a história local, valorizando-a.
Entre manuscritos e impressos, palavras e imagens, os utentes recolheram preciosas informações da documentação com interesse histórico, essencial para o conhecimento da história local e construção da memória coletiva. Os mesmos tiveram ainda a oportunidade de contactar com documentação que lhes dizia respeito, nomeadamente a relacionada com obras particulares; uso e porte de arma; veículos de tração animal, velocípedes; emigração, entre outra.
O Arquivo Municipal é hoje fonte de prova, gestor de informações, construtor de identidade e guardião da memória. Mais, é um instrumento indispensável à sobrevivência da memória, estando em condições de disponibilizar para consulta o espólio histórico que suporta a identidade do Concelho.