CONSULTÓRIO

dr. raul
A PRÓSTATA E AS SUAS DOENÇAS
A Próstata, que é um órgão sexual secundário, pode ser atingida por três grandes afecções, bem distintas, a saber: a Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP), a Prostatite e o Cancro da Próstata. Falar da Próstata é, quase, um assunto tabu rodeado de medos e de falsas ideias e, poucos, são os homens vão às consultas da especialidade. Muitas das vezes, quando o fazem, já o vão tardiamente...
Os homens e a sua próstata
Para um homem é importante que saiba das três grandes doenças que podem afectar a próstata. Os atrasos no diagnóstico podem ser perigosos, apesar de os tratamentos médicos e cirúrgicos existentes serem eficazes. Os sintomas, as despistagens, os tratamentos e as suas consequências devem ser conhecidos de todos. A próstata é considerada pelos homens como um símbolo de virilidade. Qualquer problema com a sua próstata é entendido como se fosse um declínio da juventude, da sedução, da sexualidade, do vigor, da potência ou da fertilidade. Eles creem que as perturbações urinárias anunciam um cancro da próstata e que o único tratamento consiste na ablação da próstata significando, isso, o fim da sua vida sexual. Face a tais ideias falsas compreende-se, efectivamente, porque é que os homens “fogem” das consultas…
A Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) ou Adenoma da Próstata
Entre 50 e 70% dos homens com mais de 50 anos, e a quase totalidade (90%) dos homens com mais de 80 anos de idade, são atingidos pela HBP ou adenoma da próstata. Manifesta-se por perturbações urinárias mais ou menos importantes (dificuldade na saída da urina e perturbações miccionais). O diagnóstico do adenoma da próstata é feito caso a caso: avaliação do jacto urinário, toque rectal, doseamento do PSA, ecografia, etc. Os tratamentos são médicos ou cirúrgicos. O único risco de efeito secundário sexual da cirurgia diz respeito à ejaculação retrógrada e, portanto, à fertilidade.
A Prostatite
A prostatite afecta os homens de todas as idades, com uma frequência mais elevada nos jovens de 30 e 40 anos. A prostatite aguda é geralmente devida a uma infecção bacteriana, cujos primeiros sintomas correspondem a perturbações urinárias. A prostatite crónica é devida a uma inflamação importante da próstata resultando, frequentemente, de uma prostatite aguda insuficientemente cuidada e recidivante. Os sintomas são diversos: dores inguinais, perineais, testiculares ou escrotais, perturbações urinárias irritativas ou obstructivas, impotência ou dor à ejaculação. Em contrapartida, e ao inverso da prostatite aguda, não tem febre nem alteração geral do estado de saúde. O diagnóstico assenta no toque rectal e num exame bacteriológico das urinas. O tratamento compreende um antibiótico e anti-inflamatórios. Uma prostatite não tratada corre o risco de evoluir com complicações.
O Cancro da Próstata
Em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro mais frequente no homem – existem aproximadamente, cada ano, 4.000 casos novos. Causa, aproximadamente, 1.800 mortes e é responsável por cerca de 10% da mortalidade por cancro. Estima-se que 1 em cada 6 homens terá diagnóstico de cancro da próstata ao longo da sua vida mas, só 1 em cada 35 virá a falecer desta doença. Com os dados actuais, e considerando todos os casos de cancro da próstata, estima-se que a sobrevivência ao fim de cinco anos, após o diagnóstico, é de quase 100%, aos 10 anos de 93% e aos 15 anos de 76%.
De referir que estes dados são obtidos com os tratamentos disponíveis nos últimos 15 anos e, se atendermos à evolução dos novos tratamentos, espera-se que venham ainda a melhorar num futuro próximo.
Por isso, não há que ter receio de consultar o seu Médico de Família ou um Urologista assim que sentir problemas urinários. E não julgue que os problemas com a sua próstata só começam depois dos 70 anos. É que, ao “esconder” os seus problemas pode estar a deixar evoluir uma doença perfeitamente curável e, definitivamente, a ter problemas com a sua sexualidade e masculinidade.
(Fontes de informação: IPO – portal de oncologia português)
E-mail: amaralmarques@gmail.com