Arraial sénior assinala dia dos avós

DSC05501
Como acontece todos os anos e em jeito de comemoração do Dia dos Avós, a Câmara Municipal de Mangualde realizou mais um “Arraial Sénior” no passado dia 26 de julho, no Monte da Nossa Senhora do Castelo.
A iniciativa teve início com a celebração de Eucaristia às 11h00 e prolongou-se por todo o dia com uma tarde de espetáculo e muita animação. Houve, ainda, uma troca de merendas e insufláveis para crianças. Tudo culminou com o corte do Bolo dos Avós.
Esta atividade está inserida no Plano de Ação do Conselho Local de Ação Social de Mangualde e dirige-se a todos os seniores e avós do município, que caso lhes fosse possível, podiam fazer-se acompanhar dos seus netos e netas, para juntos desfrutarem deste momento de convívio.
O Arraial Sénior, mais uma vez, assinalou o fim do projeto “Andanças Séniores” em que cerca de mil residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 65 anos, participaram nas viagens, realizadas entre os dias 26 de junho e 12 de julho ao Bom Jesus de Braga, Santuário do Sameiro e Parque da Nossa Senhora da Saúde .
Na celebração eucarística concelebrada pelos Revºs Pe. Paulo e Pe. Edson, acolitados pelo diácono Vaz, estiveram também presentes João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Mª José Coelho, vereadora, José Tomás, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, bem como vários presidentes de Junta.
Junto dos idosos das vários instituições presentes, encontravam-se os colaboradores das mesmas, bem como voluntários que tudo fizeram para garantir o bem estar de todos, não só, durante a celebração, mas durante todo o dia de convívio.
No final da celebração e aos séniores do concelho, João Azevedo, começou por deixar um agradecimento especial às várias Instituições do concelho ali presentes.
Referiu a importância dos avós, como “um comboio de carinho e afetos que consegue conduzir os mais jovens a serem melhores homens e melhores mulheres”, acrescentando ainda que “a relação familiar dos avós para com os netos é decisiva para a formação familiar das pessoas… As instituições de apoio social que temos no concelho representam também a qualidade da assistência e do carinho, mas o vosso empenho, o empenho dos avós, perante nós é muito importante, não só na formação mas também na condução das novas gerações neste concelho… é por isso que vos peço essa responsabilidade, sempre que achem que é necessário melhorarmos, é necessário que vocês falem connosco como se se tratassem dos nossos avós. É isso que eu vos peço para nós sermos melhores homens e melhores mulheres”.
Antes de finalizar a sua intervenção deixou um agradecimento especial aos párocos presentes, pelo apoio e acompanhamento que têm dado não só na área espiritual, mas também na parte social nas áreas geográficas que lhes estão confiadas, e aos voluntários, pelo trabalho que têm feito nas instituições.

DIA DOS AVÓS
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. O Dia dos Avós comemora-se a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.