Mangualde celebrou os 100 anos da Citroen

citroen 2
No passado sábado dia 27 de julho, a cidade de Mangualde recebeu a celebração do 100º aniversário da Citroen.
Um “momento simbólico”, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mangualde e que viu neste ato uma forma de “homenagear todos os mangualdenses”, uma vez que esta fábrica “é de grande importância para as gentes e para o território” da região.
“É uma fábrica de emprego para muita gente de muitos concelhos e, por isso, devo referir a importância que a administração, o corpo laboral e as medidas que o Governo pode tomar como necessárias e importantes e de grande responsabilidade para o futuro”, defendeu João Azevedo.
O autarca disse acreditar que “todos serão fortes e se vão entender no sentido de saber aquilo que é mais importante que é a fábrica continuar em Mangualde, em Portugal, produzir novos modelos e com mais competitividade”.
“Durante várias décadas foi-se ciclicamente repetindo que a fábrica podia um dia não estar em Mangualde. Bem, essa é uma repetição que acontece, mas não é verdadeira. A fábrica está cá, esteve cá e vai manter-se cá em Mangualde durante muitos anos”, acentuou João Azevedo.
Por sua vez, o diretor geral do Centro de Produção de Mangualde do grupo PSA, José Maria Castro Covelo, acrescentou que está em preparação um projeto para criar uma versão com emissões mais reduzidas que o atual modelo em produção e que, assim sendo, a PSA poderá investir 20 e 25 milhões de euros na fábrica de Mangualde. José Maria Castro Covelo acrescentou ainda que se pretende o lançamento desta nova versão em 2023.
O investimento referido, visa sobretudo a modernização das atuais instalações daquela que é neste momento a maior fábrica da PSA. Em relação à mão de obra, referiu que a tendência é uma maior automatização da produção “não vamos ter mais mão de obra, mas vamos ter mão de obra mais qualificada”.
Para assinalar o dia, desfilaram pela cidade, desde a fábrica até ao largo da Câmara Municipal, dezenas de modelos da Citroën, desde os mais antigos até aos mais atuais e, entre eles, estava um Citroën DS Henri Chapron Palm Beach, o único exemplar em Portugal, dos 30 que foram produzidos. Foi também descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da marca na rotunda de entrada em Mangualde,
Sendo que a rotunda mais bem ornamentada segundo a opinião pública é a que tem um Boca de Sapo DS, todo feito em granito, à escala real, fabricado pelos Granitos Pimentel e Tavares Ldª.