QUEM É MARIA JOSÉ FERREIRA?!…

Placa vergonhosa que não só envergonha quem ali a colocou, mas também o Sr. Presidente da Junta da Freguesia de Espinho, que assim desceu ao nível mais baixo que um Humano pode ter…
Mas vamos descobrir quem é Maria José Ferreira?!...
“Maria José Ferreira uma ilustre Senhora”
Uma jovem professora primária que veio para Gandufe iniciar a sua atividade escolar.
Vivia em casa duma Família abastada e nessa mesma casa começou a dar aulas.
Maria José era de uma aldeia perto de Viseu, as suas origens eram simples; Irmã de dois rapazes, um no exército e destacado para Angola o outro seguiu-lhe os passos.
Maria José encontra o amor da sua vida nessa mesma casa onde vivia; pois um dos familiares era padre e como o amigo dele era também padre se apaixonou pela jovem professora.
O jovem padre de uma família de Padres e com duas irmãs freiras, pede assim a anulação da sua carreia ao Episcopado para assumir o amor.
Casada e Mãe, vivia numa parte da aldeia, que chamavam de Rossio, sua casa, servia de Escola, era ali que ensinava as crianças da freguesia e não só.
Mulher exemplar, gostava de ir à caça para espairecer, dedicava-se aos filhos, amigos dos criados e um carinho pelos seus alunos, tornando-os em crianças sábias e educadas de toda a redondeza…
Devido ao seu mérito de Excelente professora foi condecorada por Sua Exª o Marechal Carmona.
Mãe de cinco filhos, dois deles morrem com a pneumonia e três meninas. Duas delas seguiram os passos da mãe e formam-se em professoras, alunas do Colégio Português em Viseu.
Com sintomas de apendicite, assim como a filha mais nova, vão para Coimbra para serem operadas.
A jovem professora morre e deixa recordações e saudade nos seus alunos que passaram a palavra aos seus filhos e até alguns netos falam nela… morre na casa e escola onde os preparou para a vida… casa essa que ainda hoje existe…
Como presidente da Junta, devia ter vergonha de pôr uma lápide na casa dos outros e nesse caminho tortuoso como é a sua vida… talvez esse Sr. não conheça quem foi Maria José Ferreira?!
“Um habitante de Gandufe”