Alcatuna por terras de França

Alcatuna em actuação
No âmbito do festival internacional de música tradicional, MusicalTrad, a ALCATUNA deslocou-se à cidade francesa de Lempdes, na zona de Clermont-Ferrand, para abrilhantar o programa.
O festival, organizado pelo grupo de música tradicional e folclórica Lou Belladaires, vai já na sua 19ª edição anual, com duração de três dias, tendo decorrido este ano de 4 a 6 de Outubro.
A Alcatuna fez a sua actuação na tarde de Domingo, fechando o festival, que tinha já contado com a participação dos Ouberet, grupo de música celta (6ª feira), e dos WAPS, grupo de música ocitana (sábado).
Num espectáculo cheio de alegria e extraordinária boa disposição, a que o grupo de Alcafache já nos habituou, a Alcatuna extasiou e fez dançar, da primeira à última cantiga, a imensa plateia, cerca de 350 pessoas, da La 2deuche.
A estadia, de três dias, promoveu a permuta de experiências culturais e sociais entre as famílias de acolhimento e os alcatunos, dado que os músicos ficaram alojados nas casas das famílias, partilhando da sua vida quotidiana.
Da iniciativa do nosso conterrâneo Victor Cardoso e dos seus familiares ali residentes, a Alcatuna pôde ainda visitar o Museu da cidade, subir ao Puy de Dome, um vulcão numa montanha de 1465 m de altitude, cuja última erupção se verificou no ano de 5670 a. C.
Foi possível, também, visitar a belíssima catedral gótica de Clermont-Ferrand, completamente negra, dada a origem vulvânica da pedra da sua construção.
Inserido no programa de aproximação à grande comunidade portuguesa da região – trata-se da 2ª maior comunidade em França, a seguir à de Paris – António Tavares, em representação da Alcatuna e o Vereador João Lopes, que representava a Câmara Municipal de Mangualde junto do Comité de Geminação, deram uma entrevista à Radio Altitude, a estação local portuguesa mais antiga a operar em terras gaulesas.
Na noite de sábado, a Alcatuna teve ainda a oportunidade de tocar numa festa portuguesa numa cidade vizinha. O convite partiu de Philippe Martins e da sua Banda que abrilhantou, de forma como já não se vê em Portugal, aquele baile que, com jantar e a preço de entrada de 10 €, congregou mais de 400 pessoas.
O convite à Alcatuna para a participação neste famoso festival e para representar a actividade cultural de Mangualde partiu do grupo Lou Belladaires em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, no âmbito do intercâmbio cultural e social resultante do processo de geminação da cidade de Mangualde com aquela cidade francesa.