Dia Mundial do Turismo

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Celebrou-se no passado dia 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo ( WTD).
Desde 1980 que a Organização Mundial de Turismo (OMT) o celebra anualmente no dia 27 de Setembro.
Com esta celebração pretende-se mostrar a importância do Turismo, do seu valor cultural, económico, político e social.
Este ano de 2019 foi escolhido o tema :- “Turismo e Emprego; um futuro melhor para todos”.
Considerado um dos maiores sectores económicos do mundo, é vital para a economia de muitos países, que têm neste sector um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico. É o caso de Portugal.
Esta actividade, para além dos benefícios económicos, tem forte influência na promoção da cultura, na língua e nos costumes de um país.
Nos últimos anos Portugal cresceu a dois dígitos. Recuperou a quebra de 10% (2011 a 2015 ). E os salários a crescer 6,5%. Para isto muito contribuiu a baixa do IVA na Restauração e a maior qualificação dos quadros para trazer mais valor acrescentado. Com este incremento há uma saudável alteração no campo do trabalho onde os contractos sazonais e a prazo começam a ser sem termo.
Portugal beneficiou da conjuntura de instabilidade de alguns mercados do Norte de África (Tunísia) e da Turquia. Mas conseguiu diversificar os mercados emissores de turistas. Cresceu o mercado americano que passou de 500 mil para um milhão de turistas e que vêm ao longo do ano e com estadias maiores. O mercado canadiano, brasileiro e chinês também teve um bom crescimento. A Coreia do Sul é outro mercado em crescimento, de cariz religioso para Fátima. Há mercados novos que estão a começar a vir para Portugal.
O Turismo tem sido um dos maiores motores da nossa economia. Temos tido mais estrangeiros que pagam melhor e ficam mais tempo.
Entre os anos de 2016 e 2018, tivemos um acréscimo de 4 milhões de turistas, que deixaram mais de 4 mil milhões de euros. Como resultado, mais empresas e mais empregos. Criaram-se nestes quatro anos cerca de 120 mil postos de trabalho.
Portugal procura, o que é difícil, mas possível com o tempo , deixar de ter no Turismo uma actividade sazonal e tornar-se constante ao longo do ano.
Para isso terá de haver mais cuidado com as questões ambientais, o ordenamento do território, o urbanismo e o desenvolvimento equilibrado do território.
E o sector turístico para acompanhar este desiderato tem que apostar forte na formação. O Turismo do futuro tem a ver com a qualidade. Mais turistas também com mais qualidade e mais poder de compra. E melhores serviços prestados. É este o segredo do desenvolvimento do nosso Turismo.