CONSULTÓRIO

dr. raul
CONSTIPAÇÕES E GRIPE
ENTRÁMOS, OFICIALMENTE, NO TEMPO DELAS!
E a Direcção Geral de Saúde já começou a campanha nos jornais, na rádio e nas televisões!
Não há dúvida que o Outono entrou na altura certa do calendário, mas só isso! Os dias já são mais curtos, as temperaturas, ao fim do dia e de manhã, já são mais frescas, mas mais nada! A chuva anda fugida e o calor, durante o dia, parece que se mudou para cá!
Apesar de tudo isso, a verdade é que o Outono vai trazer consigo, inevitavelmente, as doenças próprias da sua época. É a altura das tosses, dos espirros, das dores de garganta, do nariz obstruído, da voz nasalada, ou vai ser, brevemente!
E tudo começa, também, porque as aulas já se iniciaram, os infantários abriram e dezenas de milhares de crianças, são encerradas em espaços fechados, prontas a contaminarem-se uns aos outros, e a trazerem a “bicharada” toda para casa.
Mas o que são as Constipações?
São doenças causadas por vírus respiratórios comuns, dos quais o mais frequente é o Rhinovirus. Os sintomas iniciam-se entre 1 a 3 dias após a infecção, surgindo obstrução e secreção nasal, espirros, irritação da garganta e tosse seca. Raramente aparece febre e os sintomas não duram mais do que 3 a 5 cinco dias. O tratamento deve ser, apenas, sintomático. Uma vida e alimentação sadias, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, a redução dos níveis de stress e o descanso conveniente, constituem uma boa medida de prevenção, nestes casos.
As constipações são o mesmo que a Gripe?
A Gripe é causada, apenas, por uma espécie de vírus, o Influenza, altamente virulento e gerador de epidemias mais ou menos graves. Existem várias estirpes de vírus Influenza, quase todas capazes de causar doença no homem. Os sintomas, que surgem logo ao fim de 24 a 48 horas após a infecção, são mais generalizados, com febre, dores musculares e da cabeça, mal-estar e fadiga, e que, só depois, se centram ao nível do aparelho respiratório, com a coriza, a tosse seca e irritativa, as dores de garganta, podendo permanecer até 10 a 15 dias. Pode complicar-se de Pneumonia, que pode ser mortal.
Quais são as populações mais susceptíveis?
As populações mais susceptíveis são as que estão nos extremos da vida (as crianças e os idosos), assim como os mais debilitados, como os portadores de doenças crónicas ou os que apresentam alterações da imunidade. Não convém esquecer as grávidas, neste contexto.
Como tratar?
O tratamento é, na maior parte dos casos, sintomático: analgésicos, antipiréticos, fluidificantes da expectoração. Os antibióticos não devem ser administrados pelo simples facto de que não actuam sobre os vírus. Podem ter, até, um efeito contrário ao esperado, pois podem alterar o equilíbrio da flora bacteriana das vias respiratórias e induzirem o aparecimento de uma infecção, precisamente por bactérias não sensíveis, ou resistentes, ao antibiótico utilizado.
Como evitar?
Mas, se as constipações não podem ser evitadas por vacinação, a Gripe pode e deve ser evitada, através de uma vacinação anual que proporciona uma protecção eficaz e segura.
A época ideal de vacinação contra a gripe deve iniciar-se em meados de Outubro, podendo fazer-se até ao final do ano, e deve ser feita a todas as pessoas em risco, ou seja, as que têm mais de 65 anos, os portadores de doenças crónicas, os doentes submetidos a tratamentos que interferem com a imunidade e as grávidas. É barata e a relação custo/benefício é-lhe muito favorável, evitando gastos adicionais com analgésicos, antipiréticos e outras medicações, prevenindo o aparecimento das complicações, em particular da pneumonia, com todos os custos que lhe estão inerentes.
Deixo por isso o aviso: se está dentro daquele grupo de pessoas consideradas de risco, VACINE-SE.
Nota: qualquer dúvida que tenham em relação à Gripe e vacinação, convém consultar o site da Direcção Geral de Saúde.
E-mail: amaralmarques@gmail.com