IMAGINANDO

francisco cabral
PARTE 68
Continuação
Prosseguindo  nossa caminhada temos algumas opções: Podemos primeiro visitar a Praia da Aguda. Outrora uma praia aprazivel, neste momento está completamente isolada. O único restaurante que ali havia fechou, não tem nadador salvador. Para chegarmos à própria praia temos bastante dificuldade, e por ser muito íngreme de difícil acesso, torna-se perigosa conforme foto abaixo apresentada, além de pedras que se vão soltando através das rochas.
É uma pena, porque está circundada de paisagens maravilhosas e a própria praia tem muita beleza.
Praia da Aguda-Sintra
 Continuando nosso percurso e noutro sentido, encontramos a freguesia do Magoito, que nos meses de Junho a Agosto  é visitada por turistas portugueses e estrangeiros, dada a sua boa localização, além de dispôr de um parque para merendas e churrasqueiras, sempre cheio aos fins de semana.  É uma aldeia muito frequentada dispondo de um comércio, rico em todas as áreas. Já é considerada uma Estância de Turismo. É também residência de muitos Lisboetas que preferiram esta zona, porque  uns quilómetros mais à frente descem para a célebre Praia do Magoito também chamada por Pedregal.
Eu e meus familiares próximos, tivemos o previlégio de acampar na aldeia do Magoito e divertia-me, porque a população é dedicada à pesca. Embora tenham as suas profissões, não deixam de madrugada ir apanhar o seu peixinho e trazer também o polvo.
Por tradição e na Sexta Feira Santa uma boas centenas de pessoas vão à Praia para apanha do mexilhão.
A Praia do Magoito tem condições de estacionamento e acesso à mesma, por escadaria segura. Embora com ondulação perigosa, é muito rica em iodo, excelente para quem é asmático. Tem nadador salvador para vigiar os mais incautos. Também ali se pratica surf.
Praia do Magoito
Dizem que é só na China, que existe uma praia com características semelhantes, devido à sua riqueza em iodo. Apenas ouvi dizer, mas não confirmo. O certo é que não precisamos de muito Sol, porque o Iodo é tão intenso, que após meio dia de praia saímos completamente morenos.
Também e devido ao nome (Magoito  Mago/Oito) alguns Espiritualistas pensam, que foi nesta Praia que desembarcou Jesus de Nazaré, quando entrou na Europa.
A sua Duna Fóssil que movimenta as areias soltas para a rocha, já data de há milhões de anos, mas a sua consolidação formou-se há cerca de 10 mil anos.
Esta orla marítima, uma das mais visitadas, compõe a beleza de um quadro desenhado por um pintor, que usa a sua imaginação para fixar todos os pequenos detalhes gravando na sua mente,  uma das muitas paisagens de Sintra, porque não lhe é indiferente. Como prova que é uma Sala de visitas, já presenciei pessoas que vivem em Mangualde e por sua iniciativa, a vivenciarem este pequeno recanto de todos nós.
continua....
Antes de terminar, é com muito prazer e por gentileza deste Jornal, que informo os seus leitores, que disponho de um Blog na Internet com o nome  Blog o Caminho do Universo ou ocaminhodouniverso.com