REFLEXÕES

DSC03818
GRUMAPA -

Construção do canil /gatil
Hoje faço um parêntesis na história do grupo, porque dei comigo a pensar no porquê de determinados comportamentos humanos…
As relações humanas à medida que se foi evoluindo tornaram-se cada vez mais complexas, dominadas fundamentalmente pela ambição desmedida e pela ânsia de poder. Se nos debruçarmos na análise de qualquer área de actividade, elas estão lá mais ou menos visíveis e, para atingir os objectivos, têm de ser desenvolvidas estratégias adequadas. Aqui põe-se à prova a inteligência e também o grau de maldade que cada cérebro congemina.

O ESTRATEGA
O leitor terá já esbarrado com algum ao longo da vida? Sim… Não…É que eles andam por aí meios invisíveis e poderão manifestar-se em qualquer tipo de actividade ou na relação com os demais, quando menos se espera. Normalmente associamos o estratega ao mundo dos negócios e também nas actividades políticas e bélicas ou nos recantos obscuros do contrabando e drogas. Em qualquer destes mundos o estratega tem de formular raciocínios precisos e rápidos ao embater nos obstáculos e encontrar as táticas mais adequadas para controlar os opositores. O estratega é matreiro, usa palavras suaves e sorrisos abertos quando tem pela frente alguém que lhe parece mais forte. Contudo, se se sente a deslizar, a perder terreno, muda de táctica e socorre-se dos “amigos “ que já desconsiderou e se estes são fracos dá-lhes rapidamente a volta e coloca-os a seu lado de novo. O estratega não tem ética, nem respeito pelos outros. Ele não tem qualquer inibição em empurrar do seu caminho aqueles que lhe poderão encravar os mecanismos que a sua mente vai construindo consoante as necessidades de desviar, ultrapassar, anular quem lhe faz frente. É bem claro que o estratega não perde o seu tempo com sentimentalismos porque aí toda a sua acção de supremacia ficaria desvirtuada, e sentir - se - ia nu. Ele quer ser uno e nem se importa de magoar psicológica e moralmente seja quem for, de induzir em erro o mais sincero e confiante, porque o que o motiva é o êxito do seu jogo sujo. Mas também encontramos o estratega a manobrar na área da produção intelectual e cultural. E se a este interessa algo que é fruto do trabalho árduo e persistente de outrem, aí ele utiliza métodos mais subtis. Vai recolhendo a informação, faz os seus dossiers com a teoria produzida, formula as suas teses e apresenta-se como o fazedor do produto intelectual o qual não lhe fez correr uma gota de suor.
O estratega tem que ter um cérebro diabólico, calculista, impiedoso, camuflado por uma capa de aparente bondade, se necessária. O estratega pode actuar em benefício de outro ou de um grupo, não obstante nunca permitirá que o seu eu seja relegado para segundo plano. Os objectivos primeiros serão os benefícios que para si possa recolher, sejam materiais, sejam duma pretensa projecção social. Devemos estar sempre atentos e com aquela perspicácia que nos leve a antever as consequências das acções dum ou duma estratega. Todavia aparecem situações tão embrulhadas em véus de neblina que ocultam uma realidade profundamente obscura
E que terá isto a ver com a protecção animal ?!..

Novembro 2019