AINDA O CANTAR DAS JANEIRAS

Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara - Mangualde 5
Organizado pelo Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, o encontro de Cantadores do Ciclo Natalício, fez recuar no tempo todos os que se cruzaram no passado domingo, dia 5, com os cerca de 100 elementos que vão mantendo na memória as mais antigas tradições do nosso país.
A cidade de Mangualde recebeu no dia 5, no Intermarché, o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara - Mangualde, Rancho Folclórico Sampaense, S. Paio de Gramaços - Oliveira do Hospital e Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba - Viseu, que interpretaram os tradicionais cantares ao Menino, Janeiras e Reis, perante uma plateia composta pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Rui Costa e Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Marco Almeida, bem como dezenas de populares.
O vice-presidente da autarquia, Rui Costa, manifestou a sua satisfação por ver “tanta gente a dar continuidade a esta tradição popular”, Marco Almeida, Presidente da UFMMCA, agradeceu ao Rancho Folclórico de santo Amaro de Azurara que organizou este encontro, bem como aos grupos presentes, o contributo na divulgação das tradições culturais do nosso povo e respeito pela vivência das nossas gentes: “A tradição mantém-se!”.
Também a ACAB, a exemplo de anos anteriores, realizou mais um encontro de Cantadores de janeiras na Igreja Matriz de S. Julião. Um evento sempre muito marcante que promove esta secular tradição das Janeiras e Reis.
No dia de Reis, alguns idosos do Centro Social Paroquial de Fornos de Maceira Dão, surpreenderam o Presidente, Vice-Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Mangualde, e dando seguimento à tradição, cantaram as Janeiras no salão Nobre.
Além de se deslocarem à Câmara Municipal, deslocaram-se também a outras instituições do concelho entre elas, os Bombeiros Voluntários de Mangualde.