Festa de Santo Amaro

dav

dav


Por mais um ano, realizou-se na pequena povoação de Santo Amaro de Tavares a festa do seu padroeiro.
É uma das mais pequenas e menos habitadas aldeias do concelho mas, quando é chegado o dia de Stª Amaro, esta pequena povoação enche-se de pessoas. São os filhos da terra que “à casa tornam” e os forasteiros que veem em devoção de Stº Amaro e depois, há ainda aqueles que vêm até Santo Amaro de Tavares apenas para degustar umas saborosas chouriças, tão típicas desta festa.
Foram muitos os que trabalharam para dar continuidade a tão antiga tradição e a festa realizou-se com todo o esplendor quer na sua vertente religiosa como pagã.
Este ano, quem foi à festa de Stº Amaro encontrou ainda algumas novidades, além das tradicionais barraquinhas onde se vendiam os doces, as pipocas e os cordões de pinhões, esteve presente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e houve uma mostra de gado, pertença dos pastores da localidade. De salientar ainda, que não estando previsto, o pequeno Lucas com o seu rebanho fez romaria à capela para surpresa e agrado de todos.
Também o Samuel Ferreira teve no recinto um espaço onde pode demonstrar a atividade a que se dedica, e na qual investe a titulo pessoal. Uma atividade nobre, onde, com a ajuda dos seus cães, procura salvar vidas em situação de risco ou desaparecimento.
A finalizar, e porque a animação faz parte de qualquer festa, também de forma inesperada, um par de músicos com a sua viola e acordéon animaram os presentes que se encontravam naquele espaço a saborear e partilhar agradável lanche onde as saborosas chouriças leiloadas no local são as rainhas.