IMAGINANDO

francisco cabral
PARTE 72
Entre as Praias da Adraga e da Ursa no sentido do Cabo da Roca, vamos encontrar diversas rochas escuras que lhe dão uma tonalidade própria que vai combinar com a paisagem, e lhe conferem uma beleza já tradicional nesta região Sintrense.
Destaco a Pedra de Alvidrar na escarpa Sul, onde se pode ver a gruta da Pedra de Alvidrar.
Quando pela então ocupação romana ,  presos e desertores eram atirados ao mar por esta gruta, sendo igualmente chamada de Gruta da Pedra do Juizo.
Destaco que alguns anos atrás, jovens corajosos desciam através desta gruta, na busca de moedas que turistas atiravam, provando ao mesmo tempo a sua valentia.
Ainda neste local podemos observar um poço, que resultado da ação corrosiva das chuvas e pelas fraturas das rochas calcárias e ação erosiva das ondas, atinge uma grande profundidade terminando no mar, dando pelo nome de Fojo.
Pedra de Alvidrar
Como nesta gruta há altos e baixos embora com algum risco, existe um género de caminho de formigas em forma de caracol levando em tempos homens, que desde moços se habituaram a descer por aqui, transportando um facho de um lado e uma cana de pesca do outro.
Esta Rocha era também um motivo de alegria para os emigrantes que viajavam de barco, porque ao avistá-la sentiam o Porto de Lisboa já muito perto. O desembarque  e abraços aos familiares estava próximo.
Sendo Sintra lendária, o local não foge à regra:
Conta-se que Deus Vulcano se enamorou duma jovem princesa de nome Al-Vidrar dotada de grandes virtudes, desconhecendo que Ela já havia sido destinada para seu jovem sobrinho Fojo. Não contente com este facto foi pedir satisfações a sua irmã Zipa, que lhe confirmou nada ter a ver com o assunto em questão e ainda lhe fez ver que a Princesa já não era previligiada para a sua idade, recomendando-lhe moderação.
Vulcano furioso, não acatou as palavras de sua irmã. Formou um poderoso exército, derrotando sobrinho e noiva, cujos corpos ficaram vulcanizados onde hoje é a Pedra de Alvidrar e o Fojo.
Situada, entre as Praias da Adraga e da Ursa, a Rocha de Alvidrar, é digna de uma visita, mas recomendo um certo cuidado, porque conforme a imagem mostra, é digna de respeito.
fjcabral44@sapo.pt