MÁRIO BATISTA DE PAIVA, “ASSINANTE” NASCIDO NO MESMO ANO DO RENASCIMENTO

20200214_093744
A 2 de novembro de 1927 nascia em S. João de Areias, Mário Batista Paiva. Um cidadão, que recentemente visitou o Renascimento para pagar a assinatura que se encontra em nome da esposa e que nos impressionou pela sua jovialidade e energia. Quando questionamos o Sr. Mário em relação à sua idade, descobrimos que nasceu no mesmo ano que nasceu o Jornal Renascimento.
Sem qualquer ligação a Mangualde, o jovem Mário com os seus 12/13 anos, sabe por um amigo que se encontra para alugar em Mangualde um conhecido café, porque o seu proprietário pretendia deixar o negócio para ir ter com sua esposa aos Estados Unidos.
Jovem, mas muito astuto, Mário deslocou-se a Mangualde que não conhecia, para se inteirar do assunto. Informou-se com o proprietário, sobre condições, renda, etc e regressa a casa para falar e dar conhecimento aos pais que aqui estaria uma boa oportunidade de negócio.
A visão do jovem Mário estava certa e seus pais vieram para Mangualde “pegar” no café Ideal.
Em 1954 casou com Maria Belém Couto Águas Paiva, jovem natural de Mangualde e deste matrimónio nasceram dois filhos. Por cá ficaram até à ida para Lourenço Marques onde permaneceu 28 anos, tendo regressado quando se deu a independência.
Já em Portugal, instalou-se em Lisboa, onde trabalhava no Banco Nacional Ultramarino de onde se aposentou.
Atualmente, o Sr. Mário Batista Paiva, com os seus quase 93 anos de idade, mantém uma vitalidade de fazer inveja a muitos jovens, e passa o seu tempo entre Lisboa e a zona de S. João de Areias, onde, como referiu, “vou fazendo umas coisitas na terra”. Esporadicamente vem também de visita a Mangualde, como foi o caso.