PEDRO SIZA VIEIRA E JOÃO NEVES VISITARAM A PSA MANGUALDE

DSC05849
No âmbito do programa de visitas ao setor automóvel e tendo em conta a sua importância na economia nacional, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, visitam a PSA Mangualde na tarde do passado dia 21 de fevereiro. A acompanhar a visita estiveram também, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elisio Oliveira e o Diretor Geral da PSA Mangualde José Maria Castro.
Aos visitantes foram apresentados os resultados do ano 2019, ano de referência para a fábrica, tendo alcançado o seu recorde de produção, bem como, a contextualização atual e futura da empresa.
Após a visita e em declarações à comunicação social, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, salientou que os mais de 77 mil veículos produzidos no ano passado, e o estar numa fase pujante com projetos para a produção de um novo modelo de baixas emissões, colocou esta unidade de Mangualde na rota destas visitas ao setor automóvel.
“O mais interessante nesta fábrica é o nível de incorporação de componentes produzidos em Portugal. Foi por isso que o grupo PSA e a fábrica de Mangualde dinamizou um clube de fornecedores que está a ser apoiado pelo governo português no sentido de capacitar um conjunto de empresas portuguesas para poderem participar na cadeia de valor destes veículos. Teremos veículos produzidos em Portugal mas, produzidos cada vez mais, com componentes também produzidos em Portugal” referiu Pedro Siza Vieira, acrescentado ainda “é mais valor, porque são criados em Portugal, mais valor para a nossa economia e mais postos de trabalho, daí estarmos muito empenhados em apoiar projetos futuros.”
O Ministro adiantou ainda que “Estamos a discutir a hipótese de um veículo de baixas emissões, mas julgo que todas as empresa vão ter que capacitar as suas unidades de produção para que os seus veículos sejam cada vez menos poluentes, menos emitentes de gazes com efeitos de estufa e neste momento o projeto mais imediato que queremos ver concretizado é realmente um veículo de base, de baixas emissões, para melhorar o portfólio desta fábrica”.
Quando questionado para quando um veículo de baixas emissão o Ministro em consonância com José Maria Castro adiantaram o “Lançamento comercial do carro será em finais de 2023”
No seguimento das declarações do Ministro, José Maria Castro, diretor-geral da PSA Mangualde referiu que “A fábrica que estamos a imaginar para 2025 terá perto de 70% dos volumes de produção em versões eletrificadas. Sem esse projeto, a fábrica ficaria com apenas 30% de volume, o que neste mundo não é viável. Tenho dificuldades em imaginar a fábrica sem conseguir este projeto. É um projeto vital para a fábrica de Mangualde”. Neste sentido, 2020 será um ano decisivo, visto que, até ao final do ano, terá de ser aprovado um projeto de 18 milhões de euros para a produção de automóveis híbridos, com baixas emissões. Este projeto envolve a Opel Combo, a Citroën Berlingo e a Peugeot Partner, que são produzidas nesta unidade. É um projeto que já está “pré-aprovado pela direção-geral da PSA”, mas do qual serão conhecidos mais detalhes no final do ano. Porém, há a certeza que “a aprovação deste projeto depende do apoio do Governo – através da agência de investimento AICEP – e também dos representantes dos trabalhadores”, referiu José Maria Castro.
A visita terminou com Pedo Siza Vieira a experienciar a condução de um veículo acabado de sair da linha de montagem.