PROJETO PREDYS

No dia 28 de fevereiro, pelas 17 horas, decorreu no auditório da Escola Ana de Castro Osório, pelas 17 horas, uma sessão de apresentação do Projeto Predys -” Apoiar Crianças em risco de Dislexia na transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo do EB”, destinado a Docentes do Pré-Escolar, 1º Ciclo e outros interessados do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Segundo Cristchley, a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem da leitura, escrita, soletração, memorização, dentre outras identificadas em diferentes faixas etárias de idade, que afeta a aquisição literária por um número significativo de crianças e adolescentes em idade escolar. Na opinião de pais e educadores, o “defeito inesperado” na leitura dos disléxicos, em geral, mesmo com o QI acima da média, gera uma gama de reações negativas, surgindo, muitas vezes, rótulos, dentro e fora da escola.
A jornalista Robyn Curnow, também ela disléxica, num dos seus artigos, deixa um conselho para muitos pais: “Se o seu filho está constantemente a ser aconselhado a esforçar-se mais, a escrever melhor ou a deixar de ser preguiçoso, então talvez seja necessário levá-lo a fazer os teste para o distúrbio de aprendizagem mais comum do mundo.”
Na base do entendimento dominante- daqueles que sobre esta temática produzem saber- é pacífico e exigível: a avaliação precoce que identifique uma criança com comportamentos que representem sinais de dislexia e, caso esta se verifique, implementando-se as metodologias e soluções que cada caso (em concreto) reclamar, a fim de obstar aos impactos nefastos nos processos de aprendizagem; e não tão somente
Equipa de Trabalho:
Edufor – leader do projeto em Portugal
Dulce Paixão (Professora de Português); Elisabete Nabais (Coordenadora) Paula Costa (Coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem e delegada do grupo de Educação Especial); Sandra Pina (professora de Inglês)