CARNAVAL

DSC05812
quatro centenas de crianças coloriram o carnaval de mangualde
Cerca de 400 crianças do pré-escolar da rede pública e IPSS’s do concelho de Mangualde animaram e coloriram, na passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a principal avenida da cidade. Os mais pequenos puderam assim, numa organização da Câmara Municipal de Mangualde, viver toda a folia desta época, com muita música e alegria.
A Câmara Municipal contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e com a Guarda Nacional Republicana na orientação do trânsito no centro da cidade para que todas as crianças se divertissem e pudessem mostrar os seus belos fatos no desfile de Carnaval em segurança.

SENIORES mangualdenses BRILHARAM EM BAILE DE CARNAVAL
Decorreu na passada segunda-feira, dia 24 de fevereiro, no Centro Paroquial de Alcafache, o tradicional Baile de Máscaras do projeto Desporto Sénior, onde participaram mais de 200 seniores.
Foi um dia diferente para estes utentes, onde reinou a folia e a alegria do Carnaval.
O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira.
Esta atividade, organizada e dinamizada pela Câmara Municipal de Mangualde, contou com a participação de diversas instituições do concelho, nomeadamente: Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães, Centro Paroquial de Alcafache, Centro Social e Paroquial de Fornos de Maceira Dão, Centro Social Paroquial de Chãs de Tavares, Centro Social e Paroquial de Abrunhosa-a-Velha, Centro Paroquial da Cunha Baixa e Associação Social Cultural Recreativa da Freixiosa.

O CARNAVAL POR QUINTELA DE AZURARA
A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo são os pontos altos das Festas de Carnaval
A freguesia Quintela de Azurara, voltou a fazer jus aos seus costumes de Carnaval com momentos que recordam tradições seculares. A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo, foram os pontos altos das festividades que, ao longo de vários dias, animaram as ruas daquela localidade. Os “Casamentos” dos Compadres abriram os festejos.
Apesar do passar dos tempos e das alterações inerentes à evolução das sociedades, perde-se no tempo o ano e a forma como Quintela de Azurara começou a viver a tradição do Carnaval. Uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração, com momentos únicos, como é o caso do jogo a Sacada, onde os rapazes solteiros se mascaram de “velhas” e, transportando sacas de serapilheira, desafiam os homens casados a participar no jogo.
A fogueira, como habitualmente foi outro dos pontos altos deste Carnaval com a população a juntar-se à volta de uma grande fogueira, cantando e dançando alegremente e já satisfeitos com as Papas de Milho, ir “Cantar a Madrugada” pelas ruas da aldeia.
No dia de Carnaval, a folia continuou! Durante a manhã descansaram os que aguentaram a noite e à tarde vários grupos musicais e muita animação circense animaram Quintela de Azurara até ao Enterro do Entrudo, às 00h00.
Durante estes dias, Quintela de Azurara ofereceu ainda um vasto programa lúdico, para a população e visitantes:  a caminhada pelos “Trilhos de Ludares”, o Passeio Noturno de BTT e o Free Trail. E ainda degustação dos produtos da região em destaque nas Feirinhas de Entrudo, onde também esteve patente o artesanato.