Uma nova promoção turística

Foto
Portugal tem muito para oferecer. Paisagem, hospitalidade, história, tranquilidade, segurança, uma gastronomia rica e variada e vinhos que são fantásticos.
Reabrem restaurantes, com muito cuidado. A sua reabertura com segurança é fundamental. Dorme-se uma vez ao dia e come-se três ou quatro. Quanto ao beber, isso não tem conta.
A saída desta nefasta crise tem paralelo com o pós Segunda Guerra Mundial. Os países devastados pela guerra foram obrigados a introduzir um novo ordenamento.
As cidades procuram reerguer-se e baseiam-se principalmente na conservação da natureza. Portugal cria em 28 de Julho de 1948 a primeira Associação de Defesa do Ambiente, a Liga para a Protecção da Natureza, para que se faça uma melhor repartição e equilíbrio entre os recursos naturais e as actividades económicas e entre os recursos naturais e a população.
Mas, o arranque, nessa época, do turismo em Portugal só se dá com a criação da “ Utilidade Turística” em 1954 e a criação do Fundo do Turismo em 1964.
Esse ano é fundamental para o arranque turístico. Em 1964 é inaugurado o Aeroporto do Funchal. Em 1965 o Aeroporto de Faro. Com o Aeroporto de Lisboa aberto em 15 de Outubro de 1942, cria-se o primeiro triângulo turístico Algarve-Lisboa- Madeira.
Portugal é um país isolado pelo regímen em vigor e pela Guerra Colonial e é no Turismo que procura quebrar o seu isolamento.
Com o desenvolvimento desordenado do Turismo surge em 1980 o conflito Ambiente/Turismo. A falta de planeamento e de ordenamento cria desequilíbrios, com um mau urbanismo turístico, com consequências para o ambiente e paisagem e que muito prejudicou a qualidade da oferta turística, como exemplo no Algarve, com construções em cima de falésias, em solos agrícolas, dunas, faixas de protecção costeira e no domínio público marítimo.
No turismo não vale tudo! Grandes cargas urbanísticas, multiplicando várias vezes a população autóctene e sem infra-estruturas criadas para o efeito, são fatais.
Foi a época do salve-se quem puder, o assalto ao urbanismo.
Na viragem do século, ano de 2000, o fenómeno melhorou muito no que respeita à Conservação da Natureza.
O futuro do Turismo depende fundamentalmente da Qualidade Ambiental e do Ordenamento do Território. Se os sectores Turismo e Ambiente se entenderem está dado um grande passo para a retoma económica.
E nenhuma retoma económica será possível sem contar com o Sector mais produtivo de Portugal- o Turismo.
Vamos ver se se aprendeu alguma coisa...